O primitivo flerta com o moderno: encontros amorosos nos filmes de Carmen Miranda no contexto da Boa Vizinhança
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312914242019003Palabras clave:
Sociedades primitivas, Sociedades modernas, Carmen Miranda, CinemaResumen
Este trabalho debate e relaciona três cenas referentes aos três primeiros filmes de Carmen Miranda nos Estados Unidos, Serenata Tropical (Down Argentine Way, 1940), Uma noite no Rio (That Night in Rio, 1941) e Aconteceu em Havana (Week-End in Havana, 1941). O objetivo é discutir como os cenários das cenas escolhidas dialogam entre si, estabelecendo na narrativa cinematográfica uma forte dualidade entre moderno e civilizado versus atrasado, agrário e selvagem, como representações das relações entre Estados Unidos e América Latina no contexto da Política da Boa Vizinhança.
Descargas
Citas
AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. A análise do filme. 2. ed. Lisboa: Edições Texto e Grafia, 2009.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.
DELEUZE, Gilles; GUATARRI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1997. v. 5.
DERRIDA, Jacques. Margens da filosofia. Campinas: Papirus, 1991.
FREIRE-MEDEIROS, Bianca. Hollywood Musicals and the Invention of Rio de Janeiro, 1933-1953. Cinema Journal, [s.l.], v. 41, n. 4, p. 52-67, Summer 2002.
GUATTARI, Félix. Caosmose: um novo paradigma estético. 5. ed. São Paulo: Ed. 34, 2008.
HUESCA, Robert. The mexican oil expropriation and the ensuing propaganda war. Texas papers on Latin America, Austin, n. 88-04, p. 1-32, 1988. Disponível em: http://lanic.utexas.edu/project/etext/llilas/tpla/8804.pdf. Acesso em: 11 nov. 2019.
JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Lisboa: Ed. 70, 2007.
MACEDO, Káritha Bernardo de. O “Office of the Coordinator of Inter-American Affairs” entra em cena: novas abordagens para uma Política de Boa Vizinhança. In: ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MÍDIA, 9., 2013, Ouro Preto. Anais [...]. Ouro Preto: Universidade Federal de Ouro Preto, 2013. Disponível em: http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/9o-encontro-2013/artigos/gt-historia-da-midia-audiovisual-e-visual/o-201coffice-of-the-coordinator-of-inter-american-affairs201d-entra-em-cena-novas-abordagens-para-uma-politica-de-boa-vizinhanca?. Acesso em: 11 nov. 2019.
MAURER, Noel. The empire struck back: the mexican oil expropriation of 1938 reconsidered. Harvard Business School, [s.l.], n. 10-108, June 2010. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=1620043. Acesso em: 11 nov. 2019.
MELGOSA, Adrián Pérez. Cinema and inter-american relations: tracking transnational affect. New York: Routledge, 2012.
MENDONÇA, Ana Rita. Carmen Miranda foi a Washington. Rio de Janeiro: Record, 1999.
MENEGUELLO, Cristina. A poeira de estrelas: o cinema hollywoodiano na mídia brasileira das décadas de 40 e 50. 1992. Dissertação (Mestrado em História Social do Trabalho) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1992. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/281493/1/Meneguello_Cristina_M.pdf. Acesso em: 29 out. 2019.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual, História visual: balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 23, n. 45, p. 11-36, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbh/v23n45/16519.pdf.
MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. 12. ed. São Paulo: Cultrix, 2004.
SHOHAT, Ella; STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica: multiculturismo e representação. São Paulo: Cosac & Naify 2006.
VARGAS, João Tristan. Hayden White, a ironia e os historiadores. História Social, Campinas, n. 3, p. 37-50, 1996. Disponível em: https://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/rhs/article/view/86. Acesso: 29 out. 2019.
WOOD, Bryce. The making of the good neighbor policy. New York: W.W. Norton Company Inc., 1967.
FILMOGRAFIA
ACONTECEU em Havana (Week-end in Havana). Direção: Walter Lang. Produção: William Le Baron. EUA: Twentieth Century Fox, 1941. 1 DVD (81 min), son., color.
SERENATA tropical (Down Argentine way). Direção: Irving Cummings. Produção: Darryl F. Zanuck. EUA: Twentieth Century Fox, 1940. 1 DVD (88 min), son., color.
UMA NOITE no Rio. (That night in Rio). Direção: Irving Cummings. Produção: Fred Kohlmar. EUA: Twentieth Century Fox, 1941. 1 DVD (90 min), son., color.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Káritha Bernardo de Macedo Macedo, Mara Rúbia Sant´Anna
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución No Comercial que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona acceso público a todo su contenido, siguiendo el principio de que hacer libre el acceso a investigaciones genera un mayor intercambio global de conocimiento.
Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento antiético de publicación y es inaceptable. La Revista DAPesquisa se reserva el derecho de usar software u otros métodos de detección de plagio para analizar los trabajos sometidos.