O cinema brasileiro, Hollywood e a política da boa vizinhança da década de 1930: um panorama para Carmen Miranda
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312906082011099Palavras-chave:
cinema brasileiro, nacionalismo, Hollywood, Carmen MirandaResumo
Este artigo se presta a analisar o contexto cinematográfico da década de 1930 que alavancou Carmen Miranda como um símbolo nacional, envolvendo a profissionalização do cinema brasileiro, a penetração do cinema hollywoodiano, a influência da Política da Boa Vizinhança, e a relação destes fatores com a definição de uma identidade nacional. O estudo foi realizado a partir de análise de filmes hollywoodianos estrelados por Carmen Miranda e por revisão bibliográfica adequada. Na década de 1930 tem início as tentativas de industrialização do cinema brasileiro com os novos estúdios que se estabelecem no Rio de Janeiro. Nessa empreitada, o cinema brasileiro acaba descobrindo sua própria abordagem e transforma o carnaval em sua principal tópica, abrindo o caminho nas telas para a célebre cantora Carmen Miranda. Em pouco tempo Carmen foi cooptada pela Política da Boa Vizinhança estadunidense, como uma tática para penetrar a América Latina, abarcar aliados frente a Segunda Guerra Mundial e novos mercados para este país.
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