Cadê o parque que deveria estar aqui? as trajetórias de uma prática de ensino em teatro na comunidade do Abraão

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312914232019020

Palabras clave:

Intervenção urbana, Performance, Ensino do teatro, Teatro em comunidades

Resumen

Apresenta uma tessitura das trajetórias de uma prática de estágio de Teatro em Comunidades, na qual foi proposto um trabalho de intervenção urbana por meio da linguagem teatral. O processo de ensino-aprendizagem da linguagem teatral é apresentado e analisado, assim como os procedimentos metodológicos utilizados para a construção da performance, elaborada por atores da comunidade a partir do cruzamento de suas próprias narrativas com as de outros moradores sobre a situação enfocada: os caminhos entre o projeto e a construção do Parque do Abraão. O aporte teórico deste artigo é constituído por autores da área da pedagogia teatral (Spolin, 2001), (Cabral, 2012), (Desgranges, 2006); da performance (Muniz, 2011), (Oliveira, 2013) e da arquitetura e urbanismo (Pereira, 2015). Os principais conceitos e temas abordados são relativos à questão da ressignificação do espaço público por meio da atividade artística; intervenção urbana; associação entre cerimônia teatral e rito social; urbanidade enquanto processo de apropriação e lugar praticado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Itamar Wagner Schiavo Simões, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Sou ator, diretor e professor de Teatro. Defendi mestrado com pesquisa na área da pedagogia teatral sobre memórias e experiência em processos de drama. Atualmente sou discente do doutorado em teatro no PPGT-Udesc com pesquisa sobre memórias, afectos e impulsos no processo de criação do ator. 

Citas

CABRAL, Beatriz Ângela Vieira. Teatro em trânsito: a pedagogia das interações no espaço da cidade. São Paulo: Hucitec, 2012.

DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2006.

MUNIZ, Z. O espaço público como espaço cênico: possibilidade de acontecimento e experiência. In: CARREIRA, André (org.) Teatralidade e Cidade. Florianópolis: UDESC, 2011. (Cadernos do Urdimento, 1).

OLIVEIRA, Cleber Rodrigo Braga de. Uma cartografia de intervenções urbanas artísticas: sul da Espanha e da América do Sul. 2013. Dissertação (Mestrado em Teatro) – Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

PEREIRA, Cássia Correa. Arte e a condição de urbanidade. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DA CIDADE, 1., 2015, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: UFRGS, 2015. p. 162-178. Disponível em: http://www.ufrgs.br/gthistoriaculturalrs/12CDCassiaCorreaPereira.pdf. Acesso em: 10 jul. 2019.

SPOLIN, Viola. Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2001.

Publicado

2019-08-05

Cómo citar

SCHIAVO SIMÕES, Itamar Wagner. Cadê o parque que deveria estar aqui? as trajetórias de uma prática de ensino em teatro na comunidade do Abraão. DAPesquisa, Florianópolis, v. 14, n. 23, p. 020–033, 2019. DOI: 10.5965/1808312914232019020. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/1808312914232019020. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.