Cadê o parque que deveria estar aqui? as trajetórias de uma prática de ensino em teatro na comunidade do Abraão
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312914232019020Keywords:
Intervenção urbana, Performance, Ensino do teatro, Teatro em comunidadesAbstract
Apresenta uma tessitura das trajetórias de uma prática de estágio de Teatro em Comunidades, na qual foi proposto um trabalho de intervenção urbana por meio da linguagem teatral. O processo de ensino-aprendizagem da linguagem teatral é apresentado e analisado, assim como os procedimentos metodológicos utilizados para a construção da performance, elaborada por atores da comunidade a partir do cruzamento de suas próprias narrativas com as de outros moradores sobre a situação enfocada: os caminhos entre o projeto e a construção do Parque do Abraão. O aporte teórico deste artigo é constituído por autores da área da pedagogia teatral (Spolin, 2001), (Cabral, 2012), (Desgranges, 2006); da performance (Muniz, 2011), (Oliveira, 2013) e da arquitetura e urbanismo (Pereira, 2015). Os principais conceitos e temas abordados são relativos à questão da ressignificação do espaço público por meio da atividade artística; intervenção urbana; associação entre cerimônia teatral e rito social; urbanidade enquanto processo de apropriação e lugar praticado.
Downloads
References
CABRAL, Beatriz Ângela Vieira. Teatro em trânsito: a pedagogia das interações no espaço da cidade. São Paulo: Hucitec, 2012.
DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2006.
MUNIZ, Z. O espaço público como espaço cênico: possibilidade de acontecimento e experiência. In: CARREIRA, André (org.) Teatralidade e Cidade. Florianópolis: UDESC, 2011. (Cadernos do Urdimento, 1).
OLIVEIRA, Cleber Rodrigo Braga de. Uma cartografia de intervenções urbanas artísticas: sul da Espanha e da América do Sul. 2013. Dissertação (Mestrado em Teatro) – Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.
PEREIRA, Cássia Correa. Arte e a condição de urbanidade. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DA CIDADE, 1., 2015, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: UFRGS, 2015. p. 162-178. Disponível em: http://www.ufrgs.br/gthistoriaculturalrs/12CDCassiaCorreaPereira.pdf. Acesso em: 10 jul. 2019.
SPOLIN, Viola. Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2001.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
The authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the study being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution-Noncommercial License, which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
This journal, following the recommendations of the Open Access movement, provides public access to all its content, following the principle that free access to research leads to a greater global exchange of knowledge.
Plagiarism in all its forms constitutes unethical publication behavior and is unacceptable. The Journal DAPesquisa reserves the right to use software or other methods of detecting plagiarism to analyze submitted works.