Design thinking no contexto do projeto editorial: contribuições instrumentais
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312913212018059Palabras clave:
Design thinking, Design editorial, Ferramentas, Compreensão do usuárioResumen
O projeto de livros, revistas e outros produtos editoriais se inicia a partir de um conceito que deve levar em conta o público-alvo, suas preferências, necessidades e restrições, além de apresentar um design adequado ao leitor, às editoras e ao mercado. Ainda, diante da emergência de novas formas digitais de publicação – como livros e revistas digitais para dispositivos móveis – o sistema editorial se amplia e evidencia a necessidade de estudos mais atentos aos usuários, seus hábitos e sua relação com a tecnologia. Dado este contexto, o entendimento do público se mostra essencial para o desenvolvimento de produtos editoriais. Nessa perspectiva, o Design Thinking – uma abordagem de projeto que auxilia os designers na solução de problemas – pode vir a contribuir para a prática do Design Editorial a partir do uso de seus métodos e técnicas. Desse modo, esta pesquisa tem por objetivo identificar ferramentas do Design Thinking que contribuam para a compreensão do usuário no contexto do projeto editorial. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, seguida de um levantamento de ferramentas e métodos do Design Thinking encontrados na literatura. Posteriormente, executou-se o agrupamento e a categorização dos achados, culminando na seleção dos instrumentos pertinentes ao escopo do estudo. Como resultado, nove ferramentas foram identificadas e apresentadas neste artigo, a saber: “A mente do principiante”, “Um dia na vida”, “Autodocumentação do usuário”, “Sessões generativas”, “Sombra”, “Mapa de empatia”, “Usuários extremos”, “Jornada do usuário” e “Personas”. Por fim, foi possível inferir que o Design Thinking se mostra útil para o estudo aprofundado dos usuários também no desenvolvimento de produtos editoriais, contribuindo para a renovação, inovação e criação de valor no campo do Design Editorial.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución No Comercial que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona acceso público a todo su contenido, siguiendo el principio de que hacer libre el acceso a investigaciones genera un mayor intercambio global de conocimiento.
Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento antiético de publicación y es inaceptable. La Revista DAPesquisa se reserva el derecho de usar software u otros métodos de detección de plagio para analizar los trabajos sometidos.