Instrumentos conceituais e aplicados direcionados ao processo de design para experiência do usuário e seus principais elementos influenciadores
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312914232019185Palavras-chave:
Design para experiência, Experiência do usuário, Revisão sistemática de literaturaResumo
O Design para a Experiência do Usuário tem mostrado que a relação entre os objetos e as pessoas surge com maior importância do que o Design dos artefatos propriamente dito. Diante desta abordagem, o desenvolvimento de produtos e serviços abrange necessidades e interesses, os quais devem ser contemplados durante o processo de Design, de uma maneira lógica e fundamentada. Nessa perspectiva, a utilização de instrumentos, com carácter conceitual ou prático, auxilia nessa fundamentação. Busca-se neste estudo, identificar os principais elementos influenciadores da experiência abordados em instrumentos conceituais e aplicados, de acordo com a literatura. Adotou-se o método de revisão sistemática de literatura, com o qual foi possível mapear as publicações relacionadas ao tema entre os anos de 2012 e 2017. Como resultado, pode-se afirmar que entre os instrumentos pesquisados todos são importantes para auxiliar a tradução do conteúdo teórico para a esfera aplicada, com diferenças no grau de especificidade necessário no projeto.
Downloads
Referências
BOLLINI, Letizia. Orienteering and orienteering yourself. user centered design methodologies applied to geo-referenced interactive ecosystems. Computational Science and Its Applications: ICCSA 2014, [s.l.], p. 642-651, 2014.
BOMFIM, Gustavo Amarante; NAGEL, Klaus-Dieter; ROSSI, Lia Mônica. Fundamentos de uma metodologia para desenvolvimento de produtos. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ, 1977.
CAMERE, Serena; BORDEGONI, Monica. A strategy to support Experience Design process: the principle of Accordance. Theoretical Issues in Ergonomics Science, [s.l.], v. 16, n. 4, p. 347-365, 30 abr. 2015.
CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
COELHO, Luiz Antonio L. Conceitos-chave em design. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Novas Idéias, 2011.
DAMAZIO, Vera; MONT’ALVÃO, Cláudia (org.). Design Ergonomia Emoção. 1. ed. Rio de Janeiro: FAPERJ: Mauad X, 2008.
DICK, Maurício; GONÇALVES, Berenice Santos. Representações e abordagens de apoio ao design do livro digital. In: Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 13., 2018, Joinville. Anais […]. São Paulo: Blucher, 2019.
DONG, Yuanfa; LIU, Wenrong. A research of multisensory user experience indicators in product usage scenarios under cognitive perspective. International Journal on Interactive Design and Manufacturing, [s.l.], v. 11, n. 4, p. 751-759, Oct. 2016.
FORLIZZI, Jodi; DISALVO, Carl; HANINGTON, Bruce. On the relationship between emotion, experience and the design of new products. The Design Journal, [s.l.], v. 6, n. 2, p. 29-38, 2003.
FREIRE, Karine. Reflexões sobre o conceito de design de experiências. Strategic Design Research Journal, [s.l.], v. 2, n. 1, p. 37-44, jul. 2009.
GRAZIOSI, S. et al. A method for capturanting and translating qualitative user experience into design specifications: the haptic feedback of appliance interfaces. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON ENGENEERING DESIGN, 19., 2013, Seoul. Proceedings […]. Seoul, 2013, p. 1-10
HARRISON, Allan G., TREAGUST, David F. International Journal of Science Education, [s.l.], v. 22, n. 9, p. 1011-1026, 2000.
KIM, Da-jung et al. Design opportunities in three stages of relationship development between users and self-tracking devices. In: CONFERENCE ON HUMAN FACTORS IN COMPUTING SYSTEMS, 2016, San Jose, CA. Proceedings […]. San Jose, CA: ACM, 2016. p. 699-703.
KREMER, Simon; LINDERMANN, Udo. A framework for understanding, communicating and evaluating user experience potentials. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON ENGINEERING DESIGN, 20., Milan. Proceedings […]. Milan: Politecnico di Milano, 2015. p. 1-11
KREMER, Simon; SIES, T.; LINDEMANN, Udo. Designing meaningful User Experiences: Interactive Learning Experience Model. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON INDUSTRIAL ENGINEERING AND ENGINEERING MANAGEMENT, 2016, Bali. Proceedings […]. [S.l.]: IEEE, 2016. p. 286-290.
LIU, Yu Ling; WU, Chia Lin; CHANG, Po Yin. Examining consumers adoption and continuance intention of online group-buying from user experience perspective. Applied Mechanics and Materials, [s.l.], v. 519-520, p. 397-400, Feb. 2014.
LOVATTO, P. et al. Meta-análise em pesquisas científicas: enfoque em metodologias. Revista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, v. 36, supl., p. 285-294, jul. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982007001000026. Acesso em: 06 nov. 2019.
MORITZ, Stefan. Service Design: practical access to an envolving field. Germany: Köln International School of Design, 2005.
NOJIMOTO, Cynthia. Design para experiência: processos e sistemas digitais. 2009. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Escola de Engenharia, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2009.
PAZMINO, Ana Veronica. Como se cria: 40 métodos para design de produto. São Paulo: Blucher, 2015.
PULLMAN, Madeleine E.; GROSS, Michael A.. Ability of experience design elements to elicit emotions and loyalty behaviour. Decisions Sciences, [s.l.], v. 35, n. 3, p. 551-578, Summer, 2004.
ROTO, Virpi et al. (ed.). User experience white paper: bringing clarity to the concept of user experience. [S.l.: s.n.], 2011. Disponível em: http://www.allaboutux.org/uxwhitepaper. Acesso em: 06 nov. 2019.
SAMPAIO, Rosana F.; MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, jan./fev. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-35552007000100013. Acesso em: 06 nov. 2019.
SHEHABUDDEEN, Noordin et al. Management representations and approaches: exploring issues surrounding frameworks. Working Paper for BAM. Edinburgh: University of Cambridge, 2000.
SMYTH, Robyn. Exploring the usefulness of a conceptual framework as a research tool: a researcher's reflections. Issues in Educational Research, v. 14, n. 2, p. 167-180, 2004. Disponível em: http://www.iier.org.au/iier14/smyth.html. Acesso em: 06 nov. 2019.
TÄHTINEN, Sari; KOJO, Inka; NENONEN, Suvi. User experience of creative class district: Punavuori neighborhood. Facilities, [s.l.], v. 34, n. 9/10, p. 580-594, July 2016.
UX COMMUNITY. All about UX: information for user experience professionals. Disponível em: https://www.allaboutux.org/. Acesso em: 13 nov. 2019.
WANG, Chensheng et al. Exploring the norms for the UX design of intelligent products: a case study. In: TSINGHUA INTERNATIONAL DESIGN MANAGEMENT SYMPOSIUM, Shenzhen. Proceedings […]. Shenzhen: IEEE, 2013. p. 158-165.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.