Design para experiência e computação física: uma proposta de análise
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312911152016112Resumo
Incorporar elementos tecnológicos a produtos permite ao designer dar novo significado ao uso daquele determinado artefato, proporcionando a exploração de novas experiências. Nesse contexto, a computação física, caracterizada pela capacidade de tornar computadores sensíveis aos humanos e ao ambiente pode servir como suporte à inovação. Para compreender como aliar essa tecnologia ao design para experiência, este estudo busca identificar a relação entre a computação física e o Design focado na experiência, propondo uma análise qualitativa para auxiliar no entendimento da experiência e dos aspectos tecnológicos de projetos desta natureza. A construção da análise se deu com base em aspectos do design para experiência estudados por autores que abordam suas classificações, estágios e níveis. Concluiu-se que o caráter sensorial da computação física abre espaço para explorações das camadas estéticas da experiência. Além disso, considerou-se a proposta de análise eficaz no auxílio ao designer durante projeto de design para a experiência ligado à computação física.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Ricardo Toller Correia, Maurício Elias Dick

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.