Saia! Vestes e contradições de uma performance
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312914242019052Keywords:
Conservadorismo, Dança tradicionalista gaúcha, Performance, FeminismoAbstract
Este trabalho traz a linguagem da performance como um lugar de criação de novas realidades, uma brecha para falar das características da sociedade tradicionalista gaúcha e, consequentemente, de nossas próprias contradições, tendo a performance (Con)tradição como fio condutor e reflexivo da escrita. O processo criativo trouxe à tona a potencialidade da performance de criar territórios novos, fazendo com que por meio da arte seja possível refletir sobre nossas histórias e modos de ação cotidianos.
Downloads
References
ARDENNE, Paul. Un arte contextual: ccreación artística en medio urbano, en situación, de intervención, de participación. Murcia: Azarbe, 2002.
BIANCALANA, Gisela Reis. Danças tradicionais riograndenses, gênero e memória. Conceição|Conception, Campinas, v. 3, n. 2, p. 23-33, dez. 2014. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8647683. Acesso em: 01 nov. 2019.
BITTENCOURT, Hamilton. [Sem título]. 2018a. 1 fotografia.
BITTENCOURT, Hamilton. [Sem título]. 2018b. 1 fotografia.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2003.
BOGÉA, Inês. Outros contos do balé. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
CAVALLI-SFORZA, Luigi. Genes, povos e línguas. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
CÔRTES, João Carlos Paixão; LESSA, Barbosa. Manual de danças gaúchas. 7. ed. São Paulo: Irmãos Vitale, 1997.
COHEN, Renato. Performance como linguagem: criação de um tempo-espaço de experimentação. São Paulo: Perspectiva, 2002.
DANTAS, Mônica Fagundes. Como inscrevo Cavalo em mim (e de modo torto, talvez apressado, certamente ainda precário, na performatividade). In: SEMINÁRIOS DE DANÇA, 2012, Joiville. Anais [...]. Joiville: Instituto Festival de dança de Joinville, 2013. p. 80-88. Disponível em: http://www.ifdj.com.br/site/wp-content/uploads/2015/10/VI-Seminarios-de-Danca-E-por-falar-em...CORPO-PERFORMATICO_Varios-Autores.pdf. Acesso em: 01 nov. 2019.
ELIAS, Marina. Improvisação como possibilidade de reinvenção da dança e do dançarino. Revista Pós, Belo Horizonte, v. 5, n. 10, p. 173-182, nov. 2015. Disponível em: https://www.eba.ufmg.br/revistapos/index.php/pos/article/view/299. Acesso em: 01 nov. 2019.
EREA SATOLEP. (CON)tradição: qual a tua?. Pelotas, 2018. Disponível em: https://ereasatolep18.wixsite.com/ereasatolep/tematica. Acesso em: 04 nov. 2019.
FABIÃO, Eleonora. Programa Performativo: O corpo-em-experiência. Revista do LUME, Campinas, n. 4, dez. 2013. Disponível em: http://www.cocen.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume/article/view/276. Acesso em 22 jul. 2017.
GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: Cartografias do Desejo. 4 ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1996.
GOMEZ-PEÑA, Guilhermo. En defensa del Arte del Performance. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 11, n. 24, p. 199-226, jul./dez. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832005000200010&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 04 nov. 2019.
GONÇALVES, Thaís. Dança clássica no mundo contemporâneo? Paradoxos, dobras, extensões e invenções. In: INSTITUTO FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE (org.). A dança clássica: dobras e extensões. Joinville: Nova Letra, 2014. p. 53-61.
HARVEY, David. Cidades Rebeldes: do direito à cidade à revolução urbana. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
HENRIQUES, Mariana Nogueira. Identidade feminina gaúcha: representações de gêneros nos programas regionais Bah!. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/6370. Acesso em: 18 nov. 2019.
HOFFMANN, Carmen; ALLEMAND, Débora; LESSA, Helena; LOPES, Sarah. (Con)tradição: Transformações performáticas a partir de diferentes contextos. In: MICHELON, Francisca; BASTOS, Matheus (Orgs.). Ações extensionistas e o diálogo com as comunidades Contemporâneas. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/bitstream/prefix/4458/1/cole%c3%a7%c3%a3o%20extens%c3%a4o%20e%20sociedade%20n2.pdf? Acesso em: 16 nov. 2019.
KERN, Arno Alvarez. Chinoca (ou o legado indígena de gaúchos sem memória). In: GONZAGA, Sergius; FISCHER, Luiz Augusto (org). Nós, os gaúchos. 4. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1998.
MÍDIA NINJA. Mídias internacionais conectam Bolsonaro ao assassinato de Marielle. [S.l.], 18 mar. 2019. Disponível em: http://midianinja.org/news/midias-internacionais-conectam-bolsonaro-ao-assassinato-de-marielle/. Acesso em: 04 nov. 2019.
MIRANDA, Regina. Corpo-espaço: aspectos de uma geofilosofia do movimento. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008.
ODILLA, Fernanda. Por que especialistas veem 'onda conservadora' na América Latina após disputa no Brasil. Folha de São Paulo, Londres, 24 out. 2018. Mundo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/10/por-que-especialistas-veem-onda-conservadora-na-america-latina-apos-disputa-no-brasil.shtml. Acesso em: 04 nov. 2019.
OLIVEN, Ruben George. A parte e o todo: a diversidade cultural no Brasil-nação. Petrópolis: Vozes, 2006.
TOMAZZONI, Airton. Um corpo, uma bicicleta, um pensamento de dança. In: Instituto Festival de dança de Joinville. E por falar em… CORPO PERFORMÁTICO. Fazeres e dizeres na dança. Joinville: 2013, p. 61-65. In: SEMINÁRIOS DE DANÇA, 2012, Joinville. Anais [...]. Joinville: Instituto Festival de dança de Joinville, 2013. p. 80-88. Disponível em: http://www.ifdj.com.br/site/wp-content/uploads/2015/10/VI-Seminarios-de-Danca-E-por-falar-em...CORPO-PERFORMATICO_Varios-Autores.pdf. Acesso em: 01 nov. 2019.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
The authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the study being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution-Noncommercial License, which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
This journal, following the recommendations of the Open Access movement, provides public access to all its content, following the principle that free access to research leads to a greater global exchange of knowledge.
Plagiarism in all its forms constitutes unethical publication behavior and is unacceptable. The Journal DAPesquisa reserves the right to use software or other methods of detecting plagiarism to analyze submitted works.