Painéis de formatura do acervo do Museu da Escola Catarinense: um arquivo aberto
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312914232019176Keywords:
Painéis de formatura, Museu da Escola Catarinense, Arquivo aberto, História da educação em Santa CatarinaAbstract
Relata a preservação de um patrimônio cultural catarinense ligado à Educação e que se constitui em fonte de pesquisa, pois se tratam de materiais que não estão restritos aos suportes tradicionais de documentação histórica, mas estão repletos de histórias para contar. O problema central deste trabalho é apresentar um processo de documentação inicial de recuperação dos painéis, indicando caminhos de pesquisa em aberto, a partir de uma pesquisa básica, bibliográfica e documental. Os painéis de Formatura do acervo do Museu da Escola Catarinense constituem arquivos recentemente recuperados, que contribuirão para a História da Educação em Santa Catarina, mesmo sendo considerados como fontes acessórias, possuem capacidade de contribuir para configurar a cultura e descrever subjacentes lógicas institucionais.
Downloads
References
AGAMBEN, Giorgio. O que é contemporâneo? E outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.
COELHO JUNIOR, Nelson Maurilio. Relicários de um tempo: os quadros de formatura do Colégio Coração de Jesus 1922 -1929 (contribuições para o estudo da história da educação em Santa Catarina). 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências Humanas e da Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2013. Disponível em: http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00006d/00006dc0.pdf. Acesso em: 26 jul. 2019.
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS (Florianópolis). Universidade Federal de Santa Catarina. Histórico. [201-]. Disponível em: http://ccj.ufsc.br/historico/. Acesso em: 30 jul. 2019.
DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
DERRIDA, Jacques. Pensar em não ver: escritos sobre as artes do visível (1979-2004). Florianópolis: UFSC, 2012.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Imagens apesar de tudo. Lisboa: KKYM, 2012.
FARIA, Juliano Espezim Soares; SANTOS, Ademir Valdir dos; VALLE, Ione Ribeiro. A Matemática como disciplina da Academia de Comércio de Santa Catarina. Alexandria, [s.l.], v. 7, n. 2, p. 3-21, nov. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/viewFile/38213/29117. Acesso em: 26 jul. 2019.
GREENBLATT, Stephen. O novo historicismo: ressonância e encantamento. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 4, n. 8, p. 244-261, dez. 1991. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2323/1462. Acesso em: 26 jul. 2019.
HISTÓRIA DA CONTABILIDADE NO BRASIL. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. [São Francisco, CA: Wikipedia Foundation, 2019]. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/História_da_contabilidade_no_Brasil. Acesso em 29 jul. 2019.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Unicamp, 1990.
PETRY, Eduardo. Academia de Comércio de Santa Catarina. In: PETRY, Eduardo. Blog Santa Catarina antiga, [s.l.], 30 maio 2013. Disponível em: http://santacatarinaantiga.blogspot.com.br/2013/05/academia-de-comercio-de-santa-catarina.html. Acesso em: 26 jul. 2019.
SANSON, João Rogério; NICOLAU, José Antônio. Do ensino de técnicas comerciais ao ensino de economia em Santa Catarina. Análise: Revista de Administração da PUCRS, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 297-312, jul./dez. 2006. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/face/article/viewFile/311/248. Acesso em: 26 jul. 2019.
SANTA CATARINA. Universidade do Estado de Santa Catarina. Governo de Santa Catarina. Escola Normal Catharinense. 2014. Disponível em: http://www1.udesc.br/?id=2035. Acesso em: 31 jul. 2019.
SOUZA, Rosa Fátima de. História da cultura material escolar: um balanço inicial. In: BENCOSTA, Marcus Levy (org.). Culturas escolares, saberes e práticas educativas: itinerários históricos. São Paulo: Cortez, 2007. p. 152-178.
VIEIRA, Amazile de Hollanda. O Instituto Polytechnico no contexto sócio-cultural catarinense. Florianópolis: A&P, 1986.
WERLE, Flavia Obino Corrêa. Ancorando quadros de formatura na história institucional. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 28., 2005, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPED, 2006. Disponível em: http://www.anped.org.br/28/textos/GT02/GT02-322--Int.rtf. Acesso em: 26 jul. 2019.
WERLE, Flavia Obino Corrêa. História das instituições escolares: de que se fala? In: LOMBARDI, José Claudinei, NASCIMENTO, Maria Isabel (org.). Fontes, história e historiografia da educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2004. p. 13-35.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
The authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the study being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution-Noncommercial License, which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
This journal, following the recommendations of the Open Access movement, provides public access to all its content, following the principle that free access to research leads to a greater global exchange of knowledge.
Plagiarism in all its forms constitutes unethical publication behavior and is unacceptable. The Journal DAPesquisa reserves the right to use software or other methods of detecting plagiarism to analyze submitted works.