Cadê o parque que deveria estar aqui? as trajetórias de uma prática de ensino em teatro na comunidade do Abraão
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312914232019020Palavras-chave:
Intervenção urbana, Performance, Ensino do teatro, Teatro em comunidadesResumo
Apresenta uma tessitura das trajetórias de uma prática de estágio de Teatro em Comunidades, na qual foi proposto um trabalho de intervenção urbana por meio da linguagem teatral. O processo de ensino-aprendizagem da linguagem teatral é apresentado e analisado, assim como os procedimentos metodológicos utilizados para a construção da performance, elaborada por atores da comunidade a partir do cruzamento de suas próprias narrativas com as de outros moradores sobre a situação enfocada: os caminhos entre o projeto e a construção do Parque do Abraão. O aporte teórico deste artigo é constituído por autores da área da pedagogia teatral (Spolin, 2001), (Cabral, 2012), (Desgranges, 2006); da performance (Muniz, 2011), (Oliveira, 2013) e da arquitetura e urbanismo (Pereira, 2015). Os principais conceitos e temas abordados são relativos à questão da ressignificação do espaço público por meio da atividade artística; intervenção urbana; associação entre cerimônia teatral e rito social; urbanidade enquanto processo de apropriação e lugar praticado.
Downloads
Referências
CABRAL, Beatriz Ângela Vieira. Teatro em trânsito: a pedagogia das interações no espaço da cidade. São Paulo: Hucitec, 2012.
DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2006.
MUNIZ, Z. O espaço público como espaço cênico: possibilidade de acontecimento e experiência. In: CARREIRA, André (org.) Teatralidade e Cidade. Florianópolis: UDESC, 2011. (Cadernos do Urdimento, 1).
OLIVEIRA, Cleber Rodrigo Braga de. Uma cartografia de intervenções urbanas artísticas: sul da Espanha e da América do Sul. 2013. Dissertação (Mestrado em Teatro) – Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.
PEREIRA, Cássia Correa. Arte e a condição de urbanidade. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DA CIDADE, 1., 2015, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: UFRGS, 2015. p. 162-178. Disponível em: http://www.ufrgs.br/gthistoriaculturalrs/12CDCassiaCorreaPereira.pdf. Acesso em: 10 jul. 2019.
SPOLIN, Viola. Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2001.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.