O Mistério da Caixa: Atividade Tecnológica e Educacional Interdisciplinar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X12232024e0102

Palavras-chave:

educação matemática, geometria plana, teoria de Ausubel, aprendizagem significativa

Resumo

Observando os obstáculos enfrentados pelos professores de matemática, no que diz respeito a abordagem em sala, é que se pensou esse projeto. Este tem como objetivo formar ou reforçar uma base lógica para a realização da aula de geometria plana, de modo a relacionar formas simples de conhecimento comum aos objetos que serão estudados em sala de aula. Foi constatado que muitos alunos não compreendem a necessidade do ensino matemático, pois não conseguem relacionar o conteúdo estudado em sala de aula com o seu meio social. Embasados nos estudos de Marco Antônio Moreira (2006) sobre aprendizagem significativa e conceitos de David Paul Ausubel (1965) é que aplicamos a atividade “O que tem na caixa?”. Um jogo tecnológico de aprendizagem, que exemplifica os principais conceitos defendidos por Ausubel: subsunçor, estrutura cognitiva, organizadores prévios e ancoragem. Seguindo o proposto na disciplina de Psicologia de Aprendizagem da matriz curricular do curso de Licenciatura Plena em Matemática, aplicado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), campus Belém é que apresentamos esta dinâmica como um recurso e ferramenta de auxílio no ensino da disciplina Matemática.

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Biografia do Autor

Rogervan de Sousa Soares, Universidade Federal do Pará

Mestre em Matemática e Estatística pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor de Matemática da Secretaria de Estado de Educação do Pará.

Jhony Pantoja Ferreira, Instituto Federal de Educação

Graduando matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará.

Lucas da Costa Costa, Instituto Federal de Educação

Graduando matemática no nstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará.

Suzanna Cristina Arimatea Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Graduanda em Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará.

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Publicado

18-11-2025

Como Citar

SOARES, Rogervan de Sousa; FERREIRA, Jhony Pantoja; COSTA, Lucas da Costa; SANTOS, Suzanna Cristina Arimatea. O Mistério da Caixa: Atividade Tecnológica e Educacional Interdisciplinar. Revista BOEM, Florianópolis, v. 12, n. 23, p. e0102, 2025. DOI: 10.5965/2357724X12232024e0102. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/22551. Acesso em: 18 nov. 2025.

Edição

Seção

Dossiê temático "Práticas Inovadoras e Inclusivas no Ensino de Matemática"