Reflexões habermasianas em Educação Matemática: um desenho dos projetos de pesquisas de um grupo de doutorandos
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X12232024e0201Palavras-chave:
ação comunicativa, currículo, Habermas, inclusão, grupo de estudos e pesquisasResumo
Este artigo objetiva apresentar os trabalhos desenvolvidos em um grupo de estudos e pesquisas denominado EmecForm - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Estrutura Curricular e Formação de Professores desde quando foi criado até as primeiras pesquisas de doutoramento que estão se desenvolvendo. Esse grupo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Cruzeiro do Sul e propõe a estudar o papel que a Matemática desempenha na estrutura curricular do ensino fundamental e ensino médio, além de estudar a formação do professor que ensina matemática. As primeiras pesquisas de doutoramento que estão em desenvolvimento no grupo estão alinhadas teórica e metodologicamente com o projeto intitulado “PROFESSORES E POLÍTICAS CURRICULARES: uma análise dos processos de concepções, elaborações e implementações dos Currículos em uma perspectiva habermasiana”. A metodologia de pesquisa empregada para análise nos projetos é de cunho qualitativo e os instrumentos de coleta de dados são de natureza diversa, transitando desde entrevistas abertas e questionários até a análise de documentos curriculares. O grupo EmecForm tem participado de eventos nacionais e internacionais desde a sua criação e seus membros têm conseguido publicar trabalhos em importantes periódicos do cenário da Educação Matemática.
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