Mapeamento de dissertações e teses Brasileiras: a pesquisa-ação e a formação de professores de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X12223024e0203

Palavras-chave:

pesquisa-ação, formação docente, mapeamento

Resumo

Este artigo apresenta o mapeamento desenvolvido a partir da busca de dissertações e teses brasileiras disponíveis em meio eletrônico na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) no período de 2010 a 2020, delimitando a busca ao enfoque na formação de professores em Matemática e pesquisa-ação. O objetivo geral desta pesquisa foi: analisar pesquisas de dissertações e teses produzidas no país, analisando processos de formação de professores em Matemática e pesquisa-ação. Esta pesquisa caracteriza-se pela abordagem qualitativa, tendo como tipologia a pesquisa documental. O mapeamento da base de dados indicou um quantitativo de quarenta e duas pesquisas nesta delimitação, que foram analisadas por meio da análise de conteúdo. Assim, foi possível identificar que a pesquisa-ação vem sendo utilizada nas dissertações e teses brasileiras ainda de uma forma polarizada nas Regiões Sul e Sudeste, mas que estão raramente presentes nas pesquisas sobre formação inicial ou continuada de professores de Matemática da Educação Infantil, na Educação de Jovens e Adultos, bem como na Educação Especial. Salientamos a importância de seguir pesquisando e utilizando a pesquisa-ação para o desenvolvimento de pesquisas na formação docente em Matemática.

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Biografia do Autor

Angélica Maria de Gasperi, Universidade de Passo Fundo

Doutoranda em Educação na Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestra em Ensino de Ciências pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Rúbia Emmel, Instituto Federal Farroupilha

Professora do Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa Rosa - RS.  Professora colaboradora  do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS). Doutora em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). 

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Publicado

18-11-2025

Como Citar

GASPERI, Angélica Maria de; EMMEL, Rúbia. Mapeamento de dissertações e teses Brasileiras: a pesquisa-ação e a formação de professores de Matemática. Revista BOEM, Florianópolis, v. 12, n. 23, p. e0203, 2025. DOI: 10.5965/2357724X12223024e0203. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/20067. Acesso em: 18 nov. 2025.