A explicação e suas formas: brechas da não-explicação em aulas de matemática
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X12223024e0106Palavras-chave:
explicação, educação matemática, signos, aprenderResumo
Neste artigo, exploramos as principais formas da explicação que, em nossas pesquisas, identificamos nas salas de aula, mais especificamente em aulas de matemática da rede pública de ensino. Este trabalho se sustenta, essencialmente, nas inquietações que surgiram ao longo de práticas docentes, vivenciadas em estágios de docência e na análise dessas experiências por meio do estudo de obras de Jacques Rancière e Gilles Deleuze. Assim, o trabalho remete ao ofício de professor e à atenção docente e discente, principalmente, em tentativas de movimentos de não-explicação, como na atividade de ensino de matemática financeira trazida como exemplo. Neste contexto, as análises compreendem que a explicação e suas formas, ainda que vinculadas à repetição e a uma regressão ao infinito, são essenciais ao aprendizado, embora não sejam suficientes para um aprender genuíno. Um aprender que é possibilitado por encontros com mundos dos signos e potencializados na atenção às brechas da própria explicação.
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