A explicação e suas formas: brechas da não-explicação em aulas de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X12223024e0106

Palavras-chave:

explicação, educação matemática, signos, aprender

Resumo

Neste artigo, exploramos as principais formas da explicação que, em nossas pesquisas, identificamos nas salas de aula, mais especificamente em aulas de matemática da rede pública de ensino. Este trabalho se sustenta, essencialmente, nas inquietações que surgiram ao longo de práticas docentes, vivenciadas em estágios de docência e na análise dessas experiências por meio do estudo de obras de Jacques Rancière e Gilles Deleuze. Assim, o trabalho remete ao ofício de professor e à atenção docente e discente, principalmente, em tentativas de movimentos de não-explicação, como na atividade de ensino de matemática financeira trazida como exemplo. Neste contexto, as análises compreendem que a explicação e suas formas, ainda que vinculadas à repetição e a uma regressão ao infinito, são essenciais ao aprendizado, embora não sejam suficientes para um aprender genuíno. Um aprender que é possibilitado por encontros com mundos dos signos e potencializados na atenção às brechas da própria explicação.

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Biografia do Autor

Gabriel Dummer Camargo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando em Ensino de Matemática na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor de Matemática da rede pública de ensino do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

Lisete Regina Bampi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora  do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

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Publicado

18-11-2025

Como Citar

CAMARGO, Gabriel Dummer; BAMPI, Lisete Regina. A explicação e suas formas: brechas da não-explicação em aulas de matemática. Revista BOEM, Florianópolis, v. 12, n. 23, p. e0106, 2025. DOI: 10.5965/2357724X12223024e0106. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/19872. Acesso em: 18 nov. 2025.

Edição

Seção

Dossiê temático "Práticas Inovadoras e Inclusivas no Ensino de Matemática"