O Mistério da Caixa: Atividade Tecnológica e Educacional Interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X12232024e0102Palavras-chave:
educação matemática, geometria plana, teoria de Ausubel, aprendizagem significativaResumo
Observando os obstáculos enfrentados pelos professores de matemática, no que diz respeito a abordagem em sala, é que se pensou esse projeto. Este tem como objetivo formar ou reforçar uma base lógica para a realização da aula de geometria plana, de modo a relacionar formas simples de conhecimento comum aos objetos que serão estudados em sala de aula. Foi constatado que muitos alunos não compreendem a necessidade do ensino matemático, pois não conseguem relacionar o conteúdo estudado em sala de aula com o seu meio social. Embasados nos estudos de Marco Antônio Moreira (2006) sobre aprendizagem significativa e conceitos de David Paul Ausubel (1965) é que aplicamos a atividade “O que tem na caixa?”. Um jogo tecnológico de aprendizagem, que exemplifica os principais conceitos defendidos por Ausubel: subsunçor, estrutura cognitiva, organizadores prévios e ancoragem. Seguindo o proposto na disciplina de Psicologia de Aprendizagem da matriz curricular do curso de Licenciatura Plena em Matemática, aplicado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), campus Belém é que apresentamos esta dinâmica como um recurso e ferramenta de auxílio no ensino da disciplina Matemática.
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