Reflexões habermasianas em Educação Matemática: um desenho dos projetos de pesquisas de um grupo de doutorandos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X12232024e0201

Palavras-chave:

ação comunicativa, currículo, Habermas, inclusão, grupo de estudos e pesquisas

Resumo

Este artigo objetiva apresentar os trabalhos desenvolvidos em um grupo de estudos e pesquisas denominado EmecForm - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Estrutura Curricular e Formação de Professores desde quando foi criado até as primeiras pesquisas de doutoramento que estão se desenvolvendo. Esse grupo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Cruzeiro do Sul e propõe a estudar o papel que a Matemática desempenha na estrutura curricular do ensino fundamental e ensino médio, além de estudar a formação do professor que ensina matemática. As primeiras pesquisas de doutoramento que estão em desenvolvimento no grupo estão alinhadas teórica e metodologicamente com o projeto intitulado “PROFESSORES E POLÍTICAS CURRICULARES: uma análise dos processos de concepções, elaborações e implementações dos Currículos em uma perspectiva habermasiana”. A metodologia de pesquisa empregada para análise nos projetos é de cunho qualitativo e os instrumentos de coleta de dados são de natureza diversa, transitando desde entrevistas abertas e questionários até a análise de documentos curriculares. O grupo EmecForm tem participado de eventos nacionais e internacionais desde a sua criação e seus membros têm conseguido publicar trabalhos em importantes periódicos do cenário da Educação Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yara Patrícia Barral de Queiroz Guimarães, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Professora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG)

Thiago Mascára da Silva , Universidade Cruzeiro do Sul

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL).

 

Sória Pereira Lima Soares , Universidade Cruzeiro do Sul

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA).

Wagner Barbosa de Lima Palanch, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL).

Referências

HABERMAS, Jürgen. Pensamento pós-metafísico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990.

HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo I: racionalidade da ação e racionalização social. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2012a.

HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo II: racionalidade da ação e racionalização social. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2012b.

HABERMAS, Jürgen. A inclusão do outro: estudo de teoria política. São Paulo: Editora Unesp, 2018.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação de São Paulo, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 72-89, 1996.

PONTE, João Pedro. Investigar a própria prática. In: GTI (org.). Reflectir e investigar sobre a prática profissional. Lisboa: APM, 2002. p. 5-28.

SOARES, Sória Pereira Lima; SILVA, Thiago Mascára da; PALANCH, Wagner Barbosa de Lima. Professores como autores do currículo: o que a teoria do agir comunicativo nos revela? In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 18., 2021, Uberlândia. Anais [...]. Uberlândia: Even3, 2021. p. 616-625.

TAVEIRA, Flavio Augusto Leite; PERALTA, Deise Aparecida. Análise de documentos curriculares de matemática inspirada na ética discursiva de Jürgen Habermas. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v. 22, n. 3, p. 512-537, 2020.

Downloads

Publicado

18-11-2025

Como Citar

GUIMARÃES, Yara Patrícia Barral de Queiroz; SILVA , Thiago Mascára da; SOARES , Sória Pereira Lima; PALANCH, Wagner Barbosa de Lima. Reflexões habermasianas em Educação Matemática: um desenho dos projetos de pesquisas de um grupo de doutorandos. Revista BOEM, Florianópolis, v. 12, n. 23, p. e0201, 2025. DOI: 10.5965/2357724X12232024e0201. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/21897. Acesso em: 18 nov. 2025.