Cinema e Educação Especial: Debates em gênero e inclusão através da série Percy Jackson
DOI:
https://doi.org/10.5965/244712671122025051Palavras-chave:
Cultura Visual, Cinema, Educação Especial, ArtesResumo
O presente texto corresponde as experiências realizadas com acadêmicas do Curso de Educação Especial, através de uma disciplina em Artes Visuais. Sendo assim, a discussão é embasada a partir da Perspectiva Educativa da Cultura Visual (Hernández, 2000) com o intuito de movimentar discussões por meio de proposições artísticas acionadas a partir das imagens do cinema. Por meio disso, movimentou-se diálogos acerca de questões de gênero e inclusão (Louro, 2013) junto às docentes em formação do curso de Educação Especial. Os resultados sinalizam a importância de levar obras como Percy Jackson para a sala de aula, especialmente no contexto da educação inclusiva, pois assim,o/a educador/a pode estimular discussões sobre diversidade, mostrando que suas diferenças podem ser, na verdade, suas maiores forças. Assim, o cinema torna-se uma ponte entre a ficção e a realidade, promovendo reflexão, pertencimento e inclusão no âmbito de formação de profissionais da educação.
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