Enredando gênero na educação infantil: cultura visual, imagens disruptivas e prática pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267922023064

Palavras-chave:

gênero, cultura visual, educação infantil, pedagogia, educação

Resumo

Este artigo examina a intersecção entre gênero e educação no contexto infantil a partir do uso de imagens disruptivas como dispositivos de discussão e reflexividade. Neste contexto, o intuito foi problematizar a potência das imagens na produção de Circunstâncias de Aprendizagem (DELIGNY, 2018) sobre si e os outros no que tange às concepções de gênero e sexualidades na infância. Para tanto, partiu-se de imagens que desafiam estereótipos de gênero amalgamados nos imaginários coletivos com o intuito de promover uma visão mais inclusiva e diversa na construção das identidades na escola. O estudo parte de uma experiência desenvolvida em uma escola de educação infantil com crianças com idades entre quatro e cinco anos. Como metodologia, utilizamos a Perspectiva Narrativa atravessada por autores como Belidson Dias e Guacira Lopes Louro para propor uma Pedagogia Queer; Fernando Hernández no que diz respeito à perspectiva Educativa da Cultura Visual, entre outros. Esta aliança entre os Estudos da Cultura Visual e a Perspectiva Queer possibilitou angariar percursos experimentais baseados na interpretação onde as imagens atuam como dispositivos pedagógicos ao incitar o compartilhamento de narrativas orais sobre o que viram de si mesmas ao estabelecerem relações com seus repertórios socioculturais. Os resultados obtidos sinalizam a urgência, bem como relevância da temática a partir de abordagens que potencializam seus saberes, confrontando discursos hegemônicos, concepções binárias e estereotipadas em busca de enfoques plurais, inclusivos e antidiscriminatórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas de Bárbara Wendt, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Pós-graduando em Gestão Educacional - Especialização (UFSM).

Lutiere Dalla Valle, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Artes Visuais e Educação pela Universidade de Barcelona. Professor Associado do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - LP4 Educação e Artes - PPGE/UFSM.

Referências

BUTLER, Judith. Bodies that matter. On the discursive limits of sex. Nova York: Routledge, 1993.

BUTLER, Judith. “Meramente cultural”. El Rodaballo. Trad. Alicia de Santos. Buenos Aires: Ano V, n. 9, 1998/99.

CASTRO, Crystian Danny da Silva; VALLE, Lutiere Dalla. Atravessamentos entre Dança e Pedagogia Queer: uma abordagem para subverter e (Pose)cionar processos artísticos/educativos. PÓS:Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG. v. 13, n. 27, jan-abr. 2023. Disponível em https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/41777/37322.

DIAS, Belidson. O i/mundo da educação da cultura visual. Brasília: Pós-graduação em arte da Universidade de Brasília, 2011. 210 p. il.

DEBORD, G. The society of spectacle. Tradução de Nycholson-Smith, D. New York: Zobe Books, 1995. In: DIAS, Belidson. O i/mundo da educação da cultura visual. Brasília: Pós-graduação em arte da Universidade de Brasília, 2011. 210 p. il.

DELIGNY, Fernand. Os vagabundos eficazes: operários, artistas, revolucionários: educadores. São Paulo: M-1 Edições, 2018.

DENZIN, Norman K. e LINCOLN, Yvonna S. (Orgs.) O Planejamento da Pesquisa Qualitativa: Teorias e Abordagens. Bilioteca ARTMED - Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Artmed, Bilioteca ARTMED - Métodos de Pesquisa. 2006

GOELLNER, Silvana Vilodre; FIGUEIRA, Márcia Luiza Machado; JAEGER, Angelita Alice. A educação dos corpos, das sexualidades e dos gêneros no espaço da educação física escolar. In: Educação e sexualidade: identidades, famílias, diversidade sexual, prazeres, desejos, preconceito, homofobia... RIBEIRO, Paula Regina Costa... [et al.]. Rio Grande: Editora da FURG, 2008.

HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da cultura visual: transformando fragmentos em nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.

HERNÁNDEZ, Fernando. Pesquisar com imagens, pesquisar sobre imagens: revelar aquilo que permanece invisível nas pedagogias da cultura visual. (In.) MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Processos e práticas de pesquisa em cultura visual e educação. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho – ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

VALLE, Lutiere Dalla. Cultura visual e educação: cartografias afetivas e compreensão crítica das imagens. Cadernos de Comunicação, [S.I], v. 24, n. 1, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/comunicacao/article/view/55088. Acesso em 28 de maio de 2023.

VALLE, Lutiere Dalla. Provocações, (des)continuidades, desfechos: potência edu(vo)cativa das imagens fílmicas na formação docente. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 16, n. 32, p. 95-108, jul/dez. 2016. Disponível em: https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/index.

WINCK, Gustavo; STREY, Marlene. Percepções sobre gênero em homens acusados de agressão. Psico, v.38, n.3, p. 246-253, 2007

WEEKS, Jeffrey. O corpo e a sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica. 200. 176p.

Downloads

Publicado

2023-09-19

Como Citar

WENDT, Lucas de Bárbara; VALLE, Lutiere Dalla. Enredando gênero na educação infantil: cultura visual, imagens disruptivas e prática pedagógica. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 064–083, 2023. DOI: 10.5965/24471267922023064. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/24047. Acesso em: 21 nov. 2024.