Método experimental, educação e arte: uma reflexão sobre a concepção de democracia de Dewey

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267722021146

Palavras-chave:

John Dewey, Arte, Educação, Democracia, Método Experimental

Resumo

Nas discussões relacionadas aos conceitos de arte e educação na escola, destaca-se a teoria de John Dewey. Este pensador, contribuiu com o debate a partir das suas perspectivas históricas e sociais, em busca da unidade entre teoria e prática. Este artigo tem como objetivo rememorar as reflexões expostas por Dewey sobre os conceitos de arte e educação, a partir do método experimental e de como o autor pensa a pedagogia para o desenvolvimento da democracia. Assim, estabeleceram-se relações qualitativas dos conceitos com o ideal democrático defendido pelo autor. Analisaram-se alguns aspectos históricos, sociais e econômicos que influenciaram o teórico a defender uma formação reflexiva para o indivíduo. As análises expostas possibilitaram a reflexão sobre os conceitos de arte e educação em relação a sua teoria de democracia, fundamentada no método experimental. Concluiu-se que ela está entranhada no seu ideal de mudança na sociedade, mas caracterizou-se como permanência dos princípios burgueses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina dos Santos de Moura Buzin, Secretaria da Educação e do Esporte/PR

Mestra em Educação/UNIOESTE, Cascavel/PR. Membro do Grupo de Pesquisa História e Historiografia na Educação (UNIOESTE/CNPq). Especialista em Educação/UNIOESTE-Cascavel/PR; Especialista em Educação Infantil/São Luís/Jaboticabal-S.P.; Graduada em Pedagogia/UNIOESTE-Cascavel/PR.

Aparecida Favoreto, Universidade do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Docente Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Professora e Pesquisadora no Mestrado e Doutorado em Educação e no Colegiado de Pedagogia da UNIOESTE - Cascavel, PR. Membro e líder do Grupo de Pesquisa História e Historiografia na Educação (UNIOESTE/CNPq).
Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná; Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá; Especialização em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual de Maringá; Graduação em História pela Universidade Estadual de Maringá.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Fundamentos Pedagógicos e Estrutura Geral

da BNCC: versão 3, Brasília, 2017.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de

Educação Básica, 2018.

BUZIN, Karina dos Santos de Moura. Interesse e esforço: uma análise histórica a partir

da teoria de John Dewey (1859-1952). 2021. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação).

Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Estadual do Oeste do Paraná –

UNIOESTE, Cascavel, 2021.

DEWEY, John. A natureza humana e a conduta. Bauru, SP: Tipografias e livrarias Brasil S/A,

DEWEY, John. Arte como experiência. Tradução Vera Ribeiro. São Paulo: Martins, 2010.

DEWEY, John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. 4.ed. Tradução

de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. São Paulo: Ed. Nacional, 1979a.

DEWEY, John. Experiência e educação. Tradução de Anísio Teixeira. 3.ed. São Paulo: Ed.

Nacional, 1979b.

FAVORETO, Aparecida. Uma análise histórica da concepção de progresso no projeto

educacional de Anísio Teixeira. 1998. Dissertação (Mestrado em Fundamentos da Educação)

– Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 1998.

FAVORETO, Aparecida. GALTER, Maria Inalva. Teorias da transformação social: positivismo x

marxismo, 2020. Revista Educere Et Educare, Vol. 15, N.34, jan./mar. 2020. Ahead of Print.

DOI: 10.17648/educare.v15i34.23312 Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/

educereeteducare/article/view/23312/15674. Acesso em: 04 jun. 2021.

FONSECA, Cláudia Chaves. TOSTA, Sandra Pereira. Comunicação, arte e educação em John

Dewey. Revista Linhas. Florianópolis, v. 20, n. 42, p. 238-254, jan./abr. 2019. Disponível em:

http://dx.doi.org/10.5965/1984723820422019238. Acesso em: 04 jun. 2021.

FREITAS, Cezar Ricardo de. O escolanovismo e a pedagogia socialista na união soviética no

início do século XX e as concepções de educação integral e integrada. 2009. Dissertação

(Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2009.

GALTER, Maria Inalva; FAVORETO, Aparecida. John Dewey: um clássico da educação para a

democracia. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 26, 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.

br/index.php/linhascriticas/article/view/28281. Acesso em: 01 out. 2020.

KLEIN, Ligia Regina. FAVORETO, Aparecida. FIGUEIREDO, Ireni Marilene Zago. Processo de

transformação e Conservação social: uma reflexão a partir da Fábula dos Porcos Assados.

Revista Teoria e Prática: UEM, 2014. Disponível: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/

TeorPratEduc/article/view/25464. Acesso em: 4 jun. 2021.

MONTENEGRO ORTÍZ, Carlos. Arte y experiencia estética: John Dewey. REVISTA NODO, [S.

l.], v. 9, n. 17, p. 95 - 105, 2014. Disponível em: http://revistas.uan.edu.co/index.php/nodo/

article/view/620. Acesso em: 4 jun. 2021.

NASCIMENTO, Lorivaldo do. FAVORETO, Aparecida. Émile Durkheim, John Dewey e Antônio

Gramsci. Revista Educação Em Questão, 56 (49), 2018. https://doi.org/10.21680/1981-

2018v56n49ID14010. Acesso em: 4 jun. 2021.

PEREIRA, Eliana Alves; MARTINS, Jackeline Ribeiro; ALVES, Vilmar dos Santos; DELGADO,

Evaldo Inácio. – A contribuição de John Dewey para a Educação. Revista Eletrônica de

Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v.3, no. 1, p. 154-161, mai. 2009. Disponível em http://

www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/38/37 Acesso em 04 jun. 2021.

SOUZA, Helton Adriano de; GALTER, Maria Inalva. A educação e a transformação social

nos clássicos: Karl Marx, Émile Durkheim e John Dewey. EDUCERE - Revista da Educação, Umuarama, v. 18, n. 1, p. 147-164, jan./jun. 2018.

SOUZA, Rodrigo Augusto de; MARTINELI, Telma Adriana Pacífico. Considerações históricas

sobre a influência de John Dewey no pensamento pedagógico brasileiro. Revista HISTEDBR

On-line, Campinas, n. 35, p. 160-162, set. 2009. Disponível em: https://periodicos.sbu.

unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639620. Acesso em: 03 fev. 2020.

Downloads

Publicado

2021-10-31

Como Citar

BUZIN, Karina dos Santos de Moura; FAVORETO, Aparecida. Método experimental, educação e arte: uma reflexão sobre a concepção de democracia de Dewey. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 7, n. 2, 2021. DOI: 10.5965/24471267722021146. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/20452. Acesso em: 21 nov. 2024.