Experimental method, education and art: a thought on Dewey’s conception of democracy
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267722021146Keywords:
John Dewey, Arte, Educação, Democracia, Método ExperimentalAbstract
In discussions related to the concepts of art and education at school, John Dewey's theory stands out. This philosopher contributed to the debate based on his historical and social perspectives, in search of the unity between theory and practice. This article aims to recall the thoughts Dewey brought about the concepts of art and education, from the experimental method and how the author thinks pedagogy is relevant for the development of democracy. Thus, qualitative relations between the concepts and the democratic ideal defended by the author have been established. Some historical, social and economic aspects that influenced the theorist to stand for a reflexive formation have been analyzed. The exposed analysis made the thought on the concepts of art and education possible in relation to his theory of democracy, based upon the experimental method. The conclusion was that it is embedded in his ideal of changing society, but it was characterized as the permanence of bourgeois principles.
Downloads
References
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Fundamentos Pedagógicos e Estrutura Geral
da BNCC: versão 3, Brasília, 2017.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de
Educação Básica, 2018.
BUZIN, Karina dos Santos de Moura. Interesse e esforço: uma análise histórica a partir
da teoria de John Dewey (1859-1952). 2021. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação).
Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Estadual do Oeste do Paraná –
UNIOESTE, Cascavel, 2021.
DEWEY, John. A natureza humana e a conduta. Bauru, SP: Tipografias e livrarias Brasil S/A,
DEWEY, John. Arte como experiência. Tradução Vera Ribeiro. São Paulo: Martins, 2010.
DEWEY, John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. 4.ed. Tradução
de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. São Paulo: Ed. Nacional, 1979a.
DEWEY, John. Experiência e educação. Tradução de Anísio Teixeira. 3.ed. São Paulo: Ed.
Nacional, 1979b.
FAVORETO, Aparecida. Uma análise histórica da concepção de progresso no projeto
educacional de Anísio Teixeira. 1998. Dissertação (Mestrado em Fundamentos da Educação)
– Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 1998.
FAVORETO, Aparecida. GALTER, Maria Inalva. Teorias da transformação social: positivismo x
marxismo, 2020. Revista Educere Et Educare, Vol. 15, N.34, jan./mar. 2020. Ahead of Print.
DOI: 10.17648/educare.v15i34.23312 Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/
educereeteducare/article/view/23312/15674. Acesso em: 04 jun. 2021.
FONSECA, Cláudia Chaves. TOSTA, Sandra Pereira. Comunicação, arte e educação em John
Dewey. Revista Linhas. Florianópolis, v. 20, n. 42, p. 238-254, jan./abr. 2019. Disponível em:
http://dx.doi.org/10.5965/1984723820422019238. Acesso em: 04 jun. 2021.
FREITAS, Cezar Ricardo de. O escolanovismo e a pedagogia socialista na união soviética no
início do século XX e as concepções de educação integral e integrada. 2009. Dissertação
(Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2009.
GALTER, Maria Inalva; FAVORETO, Aparecida. John Dewey: um clássico da educação para a
democracia. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 26, 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.
br/index.php/linhascriticas/article/view/28281. Acesso em: 01 out. 2020.
KLEIN, Ligia Regina. FAVORETO, Aparecida. FIGUEIREDO, Ireni Marilene Zago. Processo de
transformação e Conservação social: uma reflexão a partir da Fábula dos Porcos Assados.
Revista Teoria e Prática: UEM, 2014. Disponível: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/
TeorPratEduc/article/view/25464. Acesso em: 4 jun. 2021.
MONTENEGRO ORTÍZ, Carlos. Arte y experiencia estética: John Dewey. REVISTA NODO, [S.
l.], v. 9, n. 17, p. 95 - 105, 2014. Disponível em: http://revistas.uan.edu.co/index.php/nodo/
article/view/620. Acesso em: 4 jun. 2021.
NASCIMENTO, Lorivaldo do. FAVORETO, Aparecida. Émile Durkheim, John Dewey e Antônio
Gramsci. Revista Educação Em Questão, 56 (49), 2018. https://doi.org/10.21680/1981-
2018v56n49ID14010. Acesso em: 4 jun. 2021.
PEREIRA, Eliana Alves; MARTINS, Jackeline Ribeiro; ALVES, Vilmar dos Santos; DELGADO,
Evaldo Inácio. – A contribuição de John Dewey para a Educação. Revista Eletrônica de
Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v.3, no. 1, p. 154-161, mai. 2009. Disponível em http://
www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/38/37 Acesso em 04 jun. 2021.
SOUZA, Helton Adriano de; GALTER, Maria Inalva. A educação e a transformação social
nos clássicos: Karl Marx, Émile Durkheim e John Dewey. EDUCERE - Revista da Educação, Umuarama, v. 18, n. 1, p. 147-164, jan./jun. 2018.
SOUZA, Rodrigo Augusto de; MARTINELI, Telma Adriana Pacífico. Considerações históricas
sobre a influência de John Dewey no pensamento pedagógico brasileiro. Revista HISTEDBR
On-line, Campinas, n. 35, p. 160-162, set. 2009. Disponível em: https://periodicos.sbu.
unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639620. Acesso em: 03 fev. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Karina dos Santos de Moura Buzin, Aparecida Favoreto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.