Cartografías poéticas: sobre rutas, desvios y territorios existenciales
DOI:
https://doi.org/10.5965/244712671012024186Palabras clave:
investigación educativa basada en el arte, cartografía, indagación vital, spacio, lugarResumen
La cartografía nos guía en la redacción de este texto, que pretende contribuir al debate sobre enfoques, métodos y metodologías para la investigación y la enseñanza de las Artes Visuales. Para ello, les traemos algunos extractos del trabajo realizado en colaboración con una escuela pública ubicada en un barrio periférico de la ciudad. Nuestros objetivos eran ofrecer a los studiantes de la scuela oportunidades para mirarse a uno mismo y a los espacios habitables; mirar paisajes cotidianos y reflexionar sobre sus posibilidades de experiencia, de estar-en-el-mundo, a través del arte. Debido a que operamos en estas regiones fronterizas entre arte, geografía y educación, gestionando diferentes actores, cada uno con sus propios objetivos de investigación, enseñanza o extensión, buscamos asociar varias estrategias metodológicas sensibles e inventivas, tomadas prestadas o inspiradas en el arte mismo. Nuestros análisis se basan en estudios sobre el espacio y el lugar (Tuan, 2013; Bachelard, 1993); y respecto de los enfoques metodológicos de docencia e investigación agrupados bajo el nombre de Investigación Educativa Basada en el Arte (Hernández, 2013; Charréu, 2019; Dias, 2013). El análisis de algunas de las cartografías junto con los respectivos informes resalta el potencial del arte en estos contextos de investigación viva.
Descargas
Citas
BACHELARD, G. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
BARROS, L.P DE; KASTRUP. V. Cartografar é acompanhar processos. In: PASSOS; KASTRUP; ESCÓCIA. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015.
CHARRÉU, L. A cartografia e a artografia como métodos vivos de investigação em arte e em educação artística. Diacrítica, Braga, vol. 33, n. 1, p. 87-103, 2019.
DIAS, Aline. Desenho e cartografias cotidianas. In: COELHO, Elke; VILLA, Danillo (Orgs.). Cartografias cotidianas. Londrina, 2011, p. 22-35.
DIAS, Belidson. Preliminares: A/r/tografia como Metodologia e Pedagogia em Artes. In: DIAS, Belidson e IRWIN, Rita. Pesquisa educacional Baseada em Arte: A/r/tografia. Santa Maria: UFSM, 2013.
HERNÁNDEZ, Fernando. A pesquisa baseada nas artes: propostas para repensar a pesquisa educativa. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita (org.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: UFSM, 2013. p. 39-62.
MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene, SOUZA, Eliseu Clementino de (orgs.). Entrelaçamentos entre histórias de vida, arte e educação. In: Pesquisa narrativa: interfaces entre histórias de vida, arte e educação. Santa Maria: ED. da UFSM, 2017.
MARTINS, M. C. F. D.; Rita Irwin: A a/r/tografia e a potência de encontros educativos como práticas artísticas. Revista Trama Interdisciplinar, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 17 – 28, 2022. Disponível em: https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/15338. Acesso em: 19 abr. 2024.
PASSOS, E.; BARROS, R.B. de. A cartografia como método de pesquisa-intervenção. In: PASSOS; KASTRUP; ESCÓCIA. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Colégio Estadual Prof.ª Roseli Piotto Roehrig, Londrina, Paraná, 2022.
TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Londrina: Eduel, 2012.
TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Londrina: Eduel, 2013.
WHITE, Kenneth. Le grand rivage. Paris: Le Nouveau Commerce, 1980.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Carla Juliana Galvão Alves, Larissa Caroline de Pontes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.