Poetic cartographies: about routes, detours e existencial territories
DOI:
https://doi.org/10.5965/244712671012024186Keywords:
cartography, arts-based educational research, living inquiry, space, placeAbstract
Cartography has guided us in the production of this text, which aims to contribute to the debate concerning the approaches, methods and methodologies in the research and teaching of Visual Arts. In order to do it we present some excerpts from a project carried out in partnership with a public school located in the outskirts of the city. The goals were to offer opportunities school students to look into oneself and to one’s living spaces; look at everyday scenes and reflect on the possibilities of experience, on being-in-the-world, through Art. As we act on the borders between Art, Geography and Education, managing a number of actors - each one with their own research, teaching or extension aims – we worked to associate several sensitive and inventive methodological strategies, borrowed from or inspired by art itself. Our analysis are based on the studies related to space and place (Tuan, 2013; Bachelard, 1993); and concerning the methodological approaches of teaching and research grouped under the name of Art-Based Educational Research (Hernández, 2013; Charréu, 2019; Dias, 2013). The analysis of some of the cartographies together with their respective accounts highlights the potentialities of Art in these contexts of live research.
Downloads
References
BACHELARD, G. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
BARROS, L.P DE; KASTRUP. V. Cartografar é acompanhar processos. In: PASSOS; KASTRUP; ESCÓCIA. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015.
CHARRÉU, L. A cartografia e a artografia como métodos vivos de investigação em arte e em educação artística. Diacrítica, Braga, vol. 33, n. 1, p. 87-103, 2019.
DIAS, Aline. Desenho e cartografias cotidianas. In: COELHO, Elke; VILLA, Danillo (Orgs.). Cartografias cotidianas. Londrina, 2011, p. 22-35.
DIAS, Belidson. Preliminares: A/r/tografia como Metodologia e Pedagogia em Artes. In: DIAS, Belidson e IRWIN, Rita. Pesquisa educacional Baseada em Arte: A/r/tografia. Santa Maria: UFSM, 2013.
HERNÁNDEZ, Fernando. A pesquisa baseada nas artes: propostas para repensar a pesquisa educativa. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita (org.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: UFSM, 2013. p. 39-62.
MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene, SOUZA, Eliseu Clementino de (orgs.). Entrelaçamentos entre histórias de vida, arte e educação. In: Pesquisa narrativa: interfaces entre histórias de vida, arte e educação. Santa Maria: ED. da UFSM, 2017.
MARTINS, M. C. F. D.; Rita Irwin: A a/r/tografia e a potência de encontros educativos como práticas artísticas. Revista Trama Interdisciplinar, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 17 – 28, 2022. Disponível em: https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/15338. Acesso em: 19 abr. 2024.
PASSOS, E.; BARROS, R.B. de. A cartografia como método de pesquisa-intervenção. In: PASSOS; KASTRUP; ESCÓCIA. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Colégio Estadual Prof.ª Roseli Piotto Roehrig, Londrina, Paraná, 2022.
TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Londrina: Eduel, 2012.
TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Londrina: Eduel, 2013.
WHITE, Kenneth. Le grand rivage. Paris: Le Nouveau Commerce, 1980.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Carla Juliana Galvão Alves, Larissa Caroline de Pontes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.