Práctica de pintura De los pigmentos de tierra en la formación de artistas docentes
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267832022109Palabras clave:
Pigmentos de tiera, Fabricación de tinta, Artes VisualesResumen
El artículo fue desarrollado durante el período de la beca de iniciación científica, vinculado al proyecto "Estudio de Pintura como Laboratorio de Enseñanza y Aprendizaje en Artes Visuales", de la Prof.ª Dr.ª Jociele Lampert, en la Universidad Estadual de Santa Catarina (UDESC). La investigación aborda cómo la fabricación de pinturas contribuye a la formación de maestros artistas, tanto para sus procesos en artes visuales como para el proceso de creación de clases en la escuela. Para el estudio, se investigó el uso de pigmentos de tierra en la obra de la artista Silvia Carvalho, se realizaron estudios prácticos sobre cómo hacer pinturas con tierra y el uso de estos pigmentos en los cursos de Artes Visuales.
Descargas
Citas
CARVALHO, S. Procedimentos de coleta e manufatura na pintura contemporânea: entrevista com Silvia Carvalho. [entrevista cedida a] Tharciana Goulart da Silva e Miguel Vassali. Florianópolis, 2022
CARVALHO, S. Sobre Pintura & Ateliê (Reflexões da Artista /Professora). Dissertação. Ceart, Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, SC, 2016. Disponível em: https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000067/00006762.pdf. Acesso em: 10 jun. 2022.
CARVALHO, S. A Terra como cor: Processos experimentais na pintura contemporânea brasileira. Monografia. Ceart, Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, SC, 2010. Disponível em: https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000000/000000000010/00001004.pdf. Acesso em: 15 jun. 2022.
DEWEY, J. Ter uma experiência. In: DEWEY, J. Arte como experiência. 1 ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2010.
SMITH, R. Manual Prático do Artista: equipamentos, materiais, procedimentos e técnicas. 1. ed. São Paulo: Ed. Bárbara Dixon, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Caio Vieira da Silva Villa de Lima, Tharciana Goulart da Silva, Jociele Lampert
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.