O processo de construção da aula de pintura como um processo de criação e pesquisa em artes visuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267912023072

Palavras-chave:

Relato visual, Experiência, Pablo Picasso, Colagem

Resumo

O presente ensaio consiste em um relato imagético-textual da docência orientada do Curso de Mestrado em Artes Visuais, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina – PPGAV/UDESC, realizada na disciplina de “Processos Pictóricos” na Graduação em Artes Visuais nas turmas de licenciatura e bacharelado, ministradas pela Prof.ª Dr.ª Jociele Lampert no segundo semestre de 2022 na mesma instituição de ensino. Tomando o artista espanhol Pablo Picasso como ponto de partida na criação de uma proposta/desafio para as turmas da graduação, e adotando o entendimento sobre a experiência estética proposto pelo filósofo e pedagogo norte-americano John Dewey (2010). Entendendo o ateliê como um espaço vivo. Local de articulações entre ensino e aprendizagem, a teoria e a prática não se separam, enquanto elementos geradores de conhecimento. O aprender se dá pelo fazer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Pereira de Lima, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestrando em Artes Visuais no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catariana (UDESC) bolsista Programa de Bolsas de Monitoria de Pós-Graduação (PROMOP) - UDESC. Licenciado em Educação Artística na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/246981112919810. E-mail: pereiralima1184@gmail.com

Jociele Lampert, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora Titular na Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente Professora Investigadora Visitante na FBAUL/CIEBA/ULISBOA. Doutora em Artes Visuais pela ECA/USP (2009). Atua no Mestrado e Doutorado em Artes Visuais PPGAV/UDESC. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7149902931231225. E-mail: jocielelampert@uol.com.br

Referências

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2010.

GIANNOTTI, Marco. Colagem e fragmentação. In: GIANNOTTI, Marco. Breve história da pintura contemporânea. São Paulo: Ed. Claridade, 2009.

LAMPERT, Jociele. O ateliê de pintura como um laboratório de ensino e aprendizagem em Artes Visuais. PORTO ARTE: Revista de Artes Visuais, v. 23, n. 39, 2018. Disponível em https://seer.ufrgs.br/index.php/PortoArte/article/view/81947. Acesso em 24 jan. 2023.

VARGAS, Herom; SOUZA, Luciano de. A colagem como processo criativo: da arte moderna ao motiongraphics nos produtos midiáticos audiovisuais. Revista Comunicação Midiática, v. 6, n. 3, set./dez. 2011. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/3900496.pdf. Acesso em 23 out. 2022.

SALLES, Cecília Almeida. Gesto Inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Ed. FAPESP, 1998.

Downloads

Publicado

2023-05-01

Como Citar

LIMA, Marcelo Pereira de; LAMPERT, Jociele. O processo de construção da aula de pintura como um processo de criação e pesquisa em artes visuais. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 72–85, 2023. DOI: 10.5965/24471267912023072. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/23692. Acesso em: 6 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>