Entre arte e cultura visual: possibilidades conceituais nos discursos contemporâneos

Autores/as

  • Milena Regina Duarte Corrêa UFSM
  • Jéssica Maria Freisleben UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267422018067

Palabras clave:

arte , educación , cultura visuale , contemporaneidad

Resumen

Este texto propone relaciones conceptuales entre arte y cultura visual que son posibles en los discursos de la contemporaneidad. Tiene el objetivo de pensar cómo el campo legitimado, estructurado y canónico del arte, puede relacionarse con las propuestas relativistas, interpretativas y no universales de la cultura visual. De la misma forma, tiene interés en pensar la educación de las artes a partir de un enfoque sin líneas predefinidas y que propone un posicionamiento crítico. Escribiendo a partir de la cultura visual, toma también en consideración las imágenes oriundas de diversas fuentes y los artefactos visuales que los estudiantes cargan al aula. De esta forma, se cree que el texto moviliza reflexionar sobre lo que ya está definido, pero a partir de otro lugar de habla que la contemporaneidad permite, ese lugar de discursos múltiples, variables y no universales que es la perspectiva de la cultura visual.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Milena Regina Duarte Corrêa, UFSM

Mestranda   do  Programa   de  Pós-Graduação   em  Artes   Visuais/PPGART   - Universidade Federal de Santa Maria, em história, teoria e crítica, linha de Pesquisa Arte e Cultura, bolsista DS/CAPES 2018. Graduada em Artes Visuais Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria. Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UFSM), como bolsista do projeto de extensão: Art in Bag: Exposições Itinerantes (FIEX/UFSM) e do projeto de extensão NECCA (PROLICEN/UFSM). Membra do grupo de pesquisa: Artes Visuais e I/Mediações (AVI/CAL) e do Laboratório de Artes Visuais e suas I/Mediações (LAVI/M). Tem interesse nas áreas de cultura visual, história da arte e arte contemporânea.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8058209H4

Jéssica Maria Freisleben, UFSM

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) na Linha de Pesquisa LP4 - Educação e Artes. Licenciada em Artes Visuais- Licenciatura Plena em Desenho e Plástica/UFSM. Atuou como bolsista PIBID- Programa Institucional Bolsas de Iniciação à Docência em Artes Visuais. Foi integrante do Grupo de Pesquisa Artes Visuais e suas I/Mediações e do Ateliê de Pintura 1336. Integrante do projeto de Extensão: e " Arte Contemporânea e Educação da Cultura Visual: Pedagogias na Alfabetização Infantil". Membro do Coletivo de artistas "Capella".

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4816471D3

Citas

BELTING, Hans. O fim da história da arte: uma revisão dez anos depois. São Paulo: Cosac & Naify, 2006.

BUCKINGHAM, David. Crecer em la era d elos medios electrónicos. Madrid: Ediciones Morata, 2002.

GUASCH, Anna Maria. Doce reglas para uma nueva academia: La <> y los estúdios audiovisuales. In: Estudios Visuales: La epistemologia de la visualidade em la era de la globalización. Madrid: Akal, 2005, p. 59- 74.

HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da Cultura Visual: uma proposta para uma nova narrativa educacional. Trad. de Ana Duarte. Editora Mediação, Porto Alegre: 2007.

HERNÁNDEZ, Fernando. Pesquisar com imagens, pesquisar sobre imagens: revelar aquilo que permanece invisível nas pedagogias da Cultura Visual. In: MARTINS, Raimundo e TOURINHO, Irene. Processos e Práticas de pesquisa em Cultura Visual e Educação. Santa Maria: Editora da UFSM, 2013, p. 77-95.

MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Circunstâncias e ingerências da cultura visual. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Educação da Cultura Visual: conceitos e contextos. Ed: UFSM, 2011. P. 51-68.

MIRZOEFF, Nicholas. An introduction to visual culture. London: Routlege, 1999.

MOXEY, Keith. Nostalgia for the real: The troubled relation of the art history to visual studies. In: The Practice of Persuasion: Paradoz and Power in Art History. Ithaca, N.Y.: Coronell University Press, 2001.

NASCIMENTO, Erinaldo Alves do. Singularidades da educação da cultura visual nos deslocamentos das imagens e das interpretações. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Org.). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Editora UFSM, 2011, p. 209- 226.

SALBEGO, Juliana. Atravessamentos e visualidades em ambientes educativos: aproximações com o PIBID Artes Visuais/UFSM. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal de Santa Maria, 2017.

Publicado

2018-09-04

Cómo citar

CORRÊA, Milena Regina Duarte; FREISLEBEN, Jéssica Maria. Entre arte e cultura visual: possibilidades conceituais nos discursos contemporâneos. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 4, n. 2, 2018. DOI: 10.5965/24471267422018067. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/13607. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Seção temática