Movimento (Re)existência: poéticas de conscientização

Autores

  • Ursula Rosa da Silva Diretora do CENTRO DE ARTES (UFPEL) http://orcid.org/0000-0003-0815-6942
  • Nadia da Cruz Senna Universidade FEderal de Pelotas
  • Ana Cláudia Safons Soares estudante na Universidade Federal de Pelotas.

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267332017056

Palavras-chave:

arte , educação sensível , (re)existir , micropoliticas

Resumo

O texto trata de ações desenvolvidas junto ao Movimento (Re)Existência, que ocorreu na Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, no período de outubro a dezembro de 2016, como forma de oposição às alterações das políticas educacionais impetradas pelo governo federal, através da Lei nº 13.415 de 16 de fevereiro de 2.017 (ex-Medida Provisória 746/16). Alterações essas que interferiram no processo de humanização dos sujeitos e sua relação com a educação do sensível, dentro e fora do ambiente escolar. As considerações e a avaliação realizada realçam as lutas históricas em prol da manutenção do ensino da arte em todos os níveis de formação, no cenário nacional e local. O viés segue a dimensão micropolítica das práticas cotidianas, enfatizando o papel da arte e dos artistas como agentes políticos de transformação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ursula Rosa da Silva, Diretora do CENTRO DE ARTES (UFPEL)

Possui Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992), Doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e Doutorado em Educação (UFPEL/2009). Professora Associada na Universidade Federal de Pelotas, desde 1995. Diretora do Centro de Artes da UFPel, desde 2013. É professora do programa de Mestrado em Artes Visuais (UFPel), do qual é coordenadora adjunta, atuando na linha de Ensino da Arte e Educação Estética. Foi professora no Mestrado de Memória Social e Patrimônio Cultural (UFPEL), de 2007 a 2012, atuando na linha de Memória e Identidade. É líder do grupo de pesquisa: NEAP - núcleo de estudos em artes e patrimônio, junto ao CNPq. Orienta trabalhos de pesquisa em nivel de Graduação (iniciação científica, monografias de TCC) e Pós-graduação (especialização e mestrado) desde 1996. Desenvolve os projetos de pesquisa: A Caixa de Pandora- mulheres artistas e mulheres pensadoras no século XX, e Revisitando o ILA (1969-1989), projetos que contam com dois bolsistas de iniciação científica (CNPq e FAPERGS). Coordena o SIGAM: Simpósio Internacional sobre Gênero, Arte e Memória, que ocorre em Pelotas (2008/2009/2011). É membro da ABCA (Associação Brasileira de Crítica de Arte), faz parte da Comissão de Consultoria do MALG (Museu Leopoldo Gotuzzo/Pelotas), é membro do corpo editorial da Revista on-line Memória em Rede (UFPEL), e da Revista da Fundarte. Coordenou o Projeto Arte na EScola (Pólo UFPEL) de 2010 a 2013, orientando quatro bolsistas de extensão. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Filosofia da arte e estética, atuando principalmente nos seguintes temas: crítica de arte, cultura visual, gênero, estética e cotidiano na contemporaneidade. TEm trabalhado também no tema da interdisciplinaridade relacionando os ensinos de filosofia e arte.

http://lattes.cnpq.br/2360365860775097

Nadia da Cruz Senna, Universidade FEderal de Pelotas

Realizou estágio Pós-Doutoral na Universidade do Algarve (2016), Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2008), mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (1999), especialista em arte-educação (1991) e bacharel em Pintura (1989) pela Universidade Federal de Pelotas, graduada em Engenharia Civil pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1984). Atualmente é professora associada do Centro de Artes, da Universidade Federal de Pelotas, atuando junto aos cursos de graduação e mestrado em artes visuais. Tem experiência na área de Artes e Comunicação Visual, sendo responsável pelas disciplinas de Desenho de Figura Humana, Ateliê de Desenho, História em Quadrinhos e o Desenho do corpo o corpo que desenha.

http://lattes.cnpq.br/6259571036663263

Ana Cláudia Safons Soares, estudante na Universidade Federal de Pelotas.

Possui Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (2016). Direcionando estudos na área de Artes Visuais na modalidade da Educação Inclusiva, pesquisando Inclusão através da diferença e micropolíticas em Artes Visuais.

http://lattes.cnpq.br/5745789650840303

Referências

ARROYO. Miguel G. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

BAUDELAIRE, Charles. Sobre a Modernidade: o pintor da vida moderna. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 2002.

BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane Galvão. Arte/Educação como mediação cultural e social. São Paulo: Editora da UNESP, 2009.

CANTON, Kátia. Da política às micropolíticas. Editora Martins Fontes, 2011.

D´OLIVEIRA. Auta Inês Medeiros Lucas. Nas Águas da AGA – Reflexões sobre a Associação Gaúcha de Arte-Educação e seus Reflexos na História do Ensino da Arte no RS. Dissertação. Pós-Graduação em Artes Visuais. Pelotas: UFPel, 2014.

GUATTARI, Félix. As Três Ecologias. Campinas, SP: Papirus, 2015.

GUATTARI, Félix e ROLNIK, Suely. Micropolítica: Cartografias do Desejo. Petrópolis, RJ: Editora Vozes (2005).

HERNÁNDEZ, Fernando. A Construção da Subjetividade Docente como Base para uma Proposta de Formação Inicial de Professores de Artes Visuais, In: OLIVEIRA, Marina Oliveira; HERNÁNDEZ, Fernando (orgs.) A Formação do Professor e o Ensino das Artes Visuais. Santa Maria: Ed.da UFSM, 2015.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, jan/fev/mar/abr, 2002.

LARROSA, Jorge et al. Habitantes de Babel – Políticas y Poéticas de La Diferencia. Barcelona: Laertes, S.A. de Ediciones, 2000.

MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa. Mediação Cultural para professores andarilhos na cultura. São Paulo: Intermeios, 2012.

MEIRA, Marly Ribeiro. Cartografia das Mutações em Arte-Educação no RS últimas décadas. In: SILVA, Ursula R.da Silva;

SENNA, Nádia da Cruz; MEIRA, Mirela R. (orgs) Memórias e Perspectivas da Arte/Educação no RS. Pelotas: Ed. Da UFPel, 2016.

OLIVEIRA, Marilda Oliveira de; HERNÁNDEZ, Fernando (orgs.) A Formação do Professor e o Ensino das Artes Visuais. Santa Maria: Ed da UFSM, 2015.

PAGLIA, Camile. Imagens Cintilantes Uma Viagem Através da Arte Desde o Egito a Star Wars. Editora Apicure, 2010.

RICHTER, Ivone Mendes. Arte/Educação: Memórias e Perspectivas Contemporâneas FAEB e ANPAP, In: SILVA, Ursula R.da Silva; SENNA, Nádia da Cruz; MEIRA, Mirela R. (orgs) Memórias e Perspectivas da Arte/Educação no RS. Pelotas: Ed. Da UFPel, 2016.

Downloads

Publicado

2018-02-22

Como Citar

DA SILVA, Ursula Rosa; SENNA, Nadia da Cruz; SOARES, Ana Cláudia Safons. Movimento (Re)existência: poéticas de conscientização. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 3, n. 3, 2018. DOI: 10.5965/24471267332017056. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/10783. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática