Cotidianos reconfigurados: uma experiência expositiva e investigativa em pintura, no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267412018008Palabras clave:
cotidiano , reconfiguraciones, pintura, exeperiencia, expositiva, enseño superiorResumen
El proyecto Cotidianos Reconfigurados, desarrollado junto a los miembros de GPICTO – Grupo de Pesquisa Procesos Pictóricos (CNPQ/UFSM), objetivó a la realización de la primera exposición del grupo, en la Sala Cláudio Carriconde – CAL/UFSM, de 17 a 26 de abril de 2017. La propuesta fue retratar, de manera sensible, elementos del cotidiano, intentando resignificar su aparente monotonía. Para ello, cada integrante exploró técnicas y materiales pictóricos diversos, con orientación individualizada, dando forma a una escena diaria reconfigurada en pintura. Como resultado, se destacan 15 producciones pictóricas con soluciones particulares y variadas. La exposición fue una oportunidad de mostrar a la comunidad santa-mariense un poco de lo que el grupo está produciendo en la Universidad, ocurriendo un cambio de miradas y un diálogo vivo entre artistas en formación y público, que podrá ser intensificado con acciones futuras, en espacios externos a los muros de la UFSM.
Descargas
Citas
FERRANDO, Bartolomé. Arte y cotidianeidad hacia la transformación de la vida en arte. Madrid: Árdora Ediciones, 2012.
LANCRI, Jean. Colóquio sobre a metodologia da pesquisa em artes plásticas na universidade. In: BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (org.). O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: UFRGS, 2002. p. 15-33.
REY, Sandra. Por uma abordagem metodológica da pesquisa em artes visuais. In: BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (org.). O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: UFRGS, 2002. p. 123-140.
ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 REVISTA APOTHEKE
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.