Cotidianos reconfigurados: uma experiência expositiva e investigativa em pintura, no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267412018008Keywords:
cotidiano , reconfiguração, pintura, experiência, expositiva, ensino superiorAbstract
O projeto de pesquisa e extensão Cotidianos Reconfigurados, desenvolvido junto aos membros do GPICTO – Grupo de Pesquisa Processos Pictóricos (CNPQ/UFSM), objetivou a realização da primeira exposição do grupo, na Sala Cláudio Carriconde – CAL/UFSM, de 17 a 26 de abril de 2017. A proposta foi retratar, de maneira sensível, elementos do cotidiano, tentando ressignificar sua aparente monotonia. Para isso, cada integrante explorou técnicas e materiais pictóricos diversos, com orientação individualizada, dando forma a uma cena diária reconfigurada em pintura. Como resultado, destacam-se 15 produções pictóricas com soluções compositivas, técnicas, formais e cromáticas particulares e variadas. A exposição foi uma oportunidade de mostrar à comunidade santa-mariense um pouco do que o grupo está produzindo na Universidade, ocorrendo uma troca de olhares e um diálogo vivo entre artistas em formação e público, que poderá ser intensificado com ações futuras, em espaços externos aos muros da UFSM.
Downloads
References
FERRANDO, Bartolomé. Arte y cotidianeidad hacia la transformación de la vida en arte. Madrid: Árdora Ediciones, 2012.
LANCRI, Jean. Colóquio sobre a metodologia da pesquisa em artes plásticas na universidade. In: BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (org.). O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: UFRGS, 2002. p. 15-33.
REY, Sandra. Por uma abordagem metodológica da pesquisa em artes visuais. In: BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (org.). O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: UFRGS, 2002. p. 123-140.
ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 REVISTA APOTHEKE
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.