DEVANEIOS POÉTICOS NA TRAVESSIA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267332017078Resumen
Resumo
Neste ensaio visual, apresento parte da minha pesquisa de doutoramento desenvolvida no PPGAV/UDESC (2015-2019) sobre formação estética docente. O objetivo desta proposta de formação foi, primeiro, desenvolver a partir de fundamentos filosóficos da arte como experiência, uma prática-estético-artística no percurso formativo de estudantes de Licenciaturas e professores. O projeto desta formação – intitulada Uróboro - pode ser apreendida como uma proposta, situada em uma perspectiva teórica e metodológica cujo exercício constante é inquirir sobre as aprendizagens nascentes dos encontros desses profissionais e estudantes com as experiências estéticas no campo das Artes Visuais, como também no encontro destes com obras de Artes, ou ainda, no encontro com suas próprias produções estético-artísticas. Refletindo sobre as experiências educativas vindouras desse percurso é que se anunciará novas maneiras de habitar e experimentar a docência, o mundo, os conhecimentos.
Palavras-chave: Formação estética docente. Arte como experiência. Experiência estética. Colagem.
Descargas
Citas
http://lattes.cnpq.br/6525393533253057
Doutorando em Artes Visuais - PPGAV/UDESC, Mestre em Artes Visuais - PPGAV/UDESC, Pedagogo habilitação em S.I. e E. I /2006 e S.E./2012 FAED/UDESC.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.