DEVANEIOS POÉTICOS NA TRAVESSIA DOCENTE

Autores/as

  • Fábio Wosniak Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267332017078

Resumen

Resumo

Neste ensaio visual, apresento parte da minha pesquisa de doutoramento desenvolvida no PPGAV/UDESC (2015-2019) sobre formação estética docente. O objetivo desta proposta de formação foi, primeiro, desenvolver a partir de fundamentos filosóficos da arte como experiência, uma prática-estético-artística no percurso formativo de estudantes de Licenciaturas e professores. O projeto desta formação – intitulada Uróboro -  pode ser apreendida como uma proposta, situada em uma perspectiva teórica e metodológica cujo exercício constante é inquirir sobre as aprendizagens nascentes dos encontros desses profissionais e estudantes com as experiências estéticas no campo das Artes Visuais, como também no encontro destes com obras de Artes, ou ainda, no encontro com suas próprias produções estético-artísticas. Refletindo sobre as experiências educativas vindouras desse percurso é que se anunciará novas maneiras de habitar e experimentar a docência, o mundo, os conhecimentos.

 

Palavras-chave: Formação estética docente. Arte como experiência. Experiência estética. Colagem.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fábio Wosniak, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando em Artes Visuais na Linha de Pesquisa de Ensino das Artes Visuais sob a orientação da Profa. Dra. Jociele Lampert- PPGAV/UDESC; Mestre em Artes Visuais na Linha de Pesquisa de Ensino das Artes Visuais - PPGAV/UDESC; Pedagogo habilitação em S.I. e E. I /2006 e S.E./2012 FAED/UDESC; Psicanalista; extensão em História, Sociedade e Cultura - PUC/SP e imaginação Infantil e Arte Educação ? PUC/SP. Fábio trabalhou como Coordenador; Assessor Pedagógico e Professor de Artes em instituições Públicas e Particulares de SC e SP. Em São Paulo, Fábio trabalhou nos anos de 2006 - 2011 como Assessor da Prefeitura do Município de São Paulo em Arte Educação, Brincadeiras e Teatro. Vice-Coordenador da Rede de Educadores de Museus de Santa Catarina - REM/SC (Gestão 2013-2015), membro/ pesquisador do Grupo de Pesquisa Arte na Pedagogia - Coordenado pela Profa. Dra. Mirian Celeste Martins (Mackenzie/SP), membro/pesquisador do Grupo de Pesquisa Entre Paisagem (UDESC/CNPQ) e integrante do Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke - ambos coordenados pela Profa. Dra. Jociele Lampert (UDESC).Participa como editor assistente no periódico online Revista Apotheke. atuando principalmente nos seguintes temas: Arte Educação, Arte e Pedagogia, Formação Docente em Artes Visuais. 

Citas

http://lattes.cnpq.br/6525393533253057

Doutorando em Artes Visuais - PPGAV/UDESC, Mestre em Artes Visuais - PPGAV/UDESC, Pedagogo habilitação em S.I. e E. I /2006 e S.E./2012 FAED/UDESC.

Publicado

2018-02-22

Cómo citar

WOSNIAK, Fábio. DEVANEIOS POÉTICOS NA TRAVESSIA DOCENTE. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 3, n. 3, 2018. DOI: 10.5965/24471267332017078. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/12051. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Notas sobre Experiência

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 > >>