Territories of experience: performance as a formative process in the exhibition area, in the atelier and in the classroom
DOI:
https://doi.org/10.5965/244712671012024156Keywords:
formation, experience, performance, art, educationAbstract
The focus of this four-handed writingis on sharing a process of artistic and pedagogical production in the context of the FaEat UFMG. Classroom, atelier and art gallery as territories of experience and formation for artists, teachers, students and the general public. In thissense, teacher, artist and students from the Pedagogy courses hare the workentitled “Com-Tato” by Thalita Amorim and participate as co-authors of the performance proposed by the work. The impacts, nuances and perceptions of these encounters are recorded through the body, the line, the image and the word, through different paths, in ordertoallowanimmersioncrossed by provocations that move between a esthesia, cognition and a reflection.
Downloads
References
ALVES, Daniele de Sá. Formações (C)A/R/Tográficas: experiência em processo na arte, na educação e na pesquisa para a formação de professores artistas. 2019. 293 f. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
BARBIERI, Stela. Territórios de invenção: ateliê em movimento. Jujuba Editora. São Paulo, 2021.
DEWEY, John. A arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1967.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Daniele de Sá Alves, Thalita Amorim
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.