Becoming artist-teacher: the educational turn of art
DOI:
https://doi.org/10.5965/244712671012024103Keywords:
art, educational turn, artist-teacher, educationAbstract
This article is an excerpt from doctoral research that analyzes the impact of the imbrication between art and teaching on the constitution of the teacher-artist hybrid. The central aim of this investigation is to trace the panorama that made the educational turn in art possible. This research is justified by the valorisation of art as knowledge, as well as reflecting on the influences of contemporary art on teaching and the creation of alternative modes of learning in recent decades. With this in mind, it begins with an analysis of how and when education began to move artistic practice, based on an analysis of the actions of Joseph Beuys and Lygia Clark, and then looks at how this concept was established and operates today. For this purpose, a methodological approach of bibliographical, documentary and exploratory research is used. The theoretical basis used is Luis Camnitzer (2009), Tatiana Fernández (2016), Nina Simon (2010), as well as Paul O’Neill and Mick Wilson (2010).
Downloads
References
BANDEIRA, Denise; KRINSKI, Lailana. Virada social e virada pedagógica: multiplicidade das práticas da arte e dos modos de participação. Revista Científica de Artes/FAP, v. 26, n.01, p. 50-71, jan.-mai., 2022.
BEUYS, Joseph. Falando sobre o próprio país: Alemanha III. Disponível em: <http://www.historias.interativas.nom.br/lilith/pesquisa/beuys-lia.pdf>. Data de acesso: 04 de julho de 2023.
BEUYS, Joseph. Aufruf zur Alternative. Frankfurter Rundschau, v. 23, n. 288, p. 01-10, 1978. Disponível em: <http://www.wilfried-heidt.de/pdf/aufruf-zur-alternative.pdf>. Acesso em: 01 de set. de 2023.
BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Tradução: Fábio Creder. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.
BOURDIEU, Pierre. A Distinção: crítica social do julgamento. Tradução: Daniela Kern e Guilherme F. Teixeira. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2007.
CAMNITZER, Luis. Introdução. In: Camnitzer, Luis e Pérez-Barreiro, Gabriel (org). Arte para a educação/educação para a arte. Tradução: Gabriela Petit, et al. Porto Alegre: Fundação Bienal do Mercosul, 2009.
CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
CLARK, Lygia. Os propositores. Disponível em: <https://portal.lygiaclark.org.br/acervo/59279/nos-somos-os-propositores>. Acesso em: 29 de mar. 2023.
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
GONÇALVES, Mônica Hoff. A virada educacional nas práticas artísticas e curatoriais contemporâneas e o contexto de arte brasileiro. Dissertação [Mestrado em Artes Visuais], Universidade Federal do Rio Grande de Sul, Porto Alegre, 2014.
FERNÁNDEZ, Tatiana. A virada pedagógica da arte e o trânsito de identidades de artista-educador. VIS, Brasília, v. 15, n. 1, p. 224-254, jan.-jun., 2016.
FERNÁNDEZ, Tatiana; CASTRO, Rosana de. Os artistas como pesquisadores na virada pedagógica da arte. ARJ - Art Research Journal, v. 6, n. 2, jul.-dez, 2019.
FERNÁNDEZ, Tatiana. O evento artístico como pedagogia. Tese (Programa de Pós Graduação em Arte), Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
HELGUERA, Pablo e HOFF, Mônica (Org.). Pedagogia no campo expandido. Porto Alegre: Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, 2011. Disponível em: <http://latinamericanartathunter.org/uploads/Pedagogia_no_campo_expandido_-_8Bienal%20Portuguese.pdf>. Acesso em: 25 de jul. de 2023.
SIMON, Nina. The Participatory Museum. Disponível em: <https://participatorymuseum.org/preface/>. Acesso em: 11 de jul. de 2023.
O’NEILL, Paul; WILSON, Mick. Curating and the educational turn. Londres: De Appel; Open Editions, 2010. Disponível em: https://betonsalon.net/PDF/essai.pdf>. Data de acesso: 24 de jul. de 2023.
ROSENTHAL, Dália. Joseph Beuys: o elemento material como agente social. Ars, v. 9, n. 18, p. 110-133, 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ars/a/QGnwCXSXLXGWYT3n5dj83qH/?format=pdf&lang=pt>. Data de acesso: 04 de jul. de 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Julia Pereira de Souza, Névio de Campos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.