A difusão do conceito de professor-artista no Brasil: reflexões sobre Arte como Educação no contexto contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671112025192

Palavras-chave:

Professor-Artista, Virada Educacional, Ensino de Arte, Arte Contemporânea

Resumo

Este artigo tem como objetivo reunir, comparar e contextualizar as diversas variações do conceito de professor-artista no Brasil, ressaltando sua importância na defesa da arte como educação. A justificativa reside na crescente valorização das interconexões entre arte e educação, especialmente diante das transformações metodológicas e curriculares contemporâneas, que exigem abordagens mais criativas e colaborativas. Com base em uma ampla revisão de literatura sobre o tema, foram analisadas fontes acadêmicas que abrangem teses, dissertações, livros e artigos com o intuito de realizar um levantamento das diversas terminologias que permeiam essas práticas em contexto nacional. A metodologia adotada é de caráter qualitativo e abrange a categorização das contribuições teóricas e práticas em torno do professor-artista e suas variações terminológicas. As conclusões indicam que, embora o conceito ainda esteja em processo de consolidação no Brasil, sua difusão tem sido ampla e dinâmica, desempenhando um papel significativo na promoção de práticas educativas mais inclusivas, críticas e sensíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Pereira de Souza, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutoranda em Educação (UEPG) com bolsa CAPES de pesquisa, mestre em Arte (UNESPAR), licenciada em Artes Visuais (UEPG) com período de mobilidade na Universidade de Coimbra (UC), especialista em Habilidades e Competências Socioemocionais na Educação Básica  (UP) e em Psicologia Educacional (FF). Participa do grupo de pesquisa em gravura contemporânea (GRACON) e do grupo de estudos das Crianças, Cultura e Educação (GEICE) do grupo de pesquisa História, Intelectuais e Educação (GPHIED).

Névio de Campos, Universidade Federal de Ponta Grossa

Professor titular (UEPG), Pós-doutor em Sociologia dos Intelectuais (EHESS), Doutor e Mestre em Educação (UFPR), Bacharel e Licenciado em Filosofia (UFPR).

Referências

ANDERSON, Constance Huddleston. The Identity Crisis of the Art Educator: Artist? Teacher? Both? Art Education, v. 34, p. 45-48, 1981. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00043125.1981.11653334. Data de acesso: 11 de set. de 2024.

BASBAUM, Ricardo. Amo os artistas-etc. In: MOURA, Rodrigo (Org.). Políticas Institucionais, Práticas Curatoriais. Belo Horizonte, Museu de Arte da Pampulha, 2005. Disponível em: https://rbtxt.files.wordpress.com/2009/09/artista_etc.pdf. Data de acesso: 16 de mar. 2023.

BASBAUM, Ricardo. Manual do artista-etc. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2013. Disponível em: https://rbtxt.files.wordpress.com/2020/04/manual_do_artista_etc.pdf. Data de acesso: 22 de mar. 2023.

CIOTTI, Naira. O professor-performer. Natal, RN: EDUFRN, 2014. Disponível em: https://www.academia.edu/99425911/O_Professor_performer. Data de acesso: 03 de abr. 2023.

CORON, Michel. Les défis de l’artiste-enseignant dans une structure scolaire bureaucratique. Prospectives, v. 8, n. 4, p. 273-290, 1972. Disponível em: https://cdc.qc.ca/prospectives/8/coron-8-4-1972.pdf. Data de acesso: 06 de jun. de 2023.

DAICHENDT, James. George Wallis: The Original Artist-Teacher. Teaching Artist Journal, v. 7, n. 4, p. 219-226, 2009a. DOI: https://doi.org/10.1080/15411790903158670

DEBORTOLI, Kamila Rodrigues. Professor e artista ou professor-artista?. DAPesquisa, Florianópolis, v. 6, n. 8, p. 91-98, 2018. DOI: https://doi.org/10.5965/1808312906082011091

EFLAND, Arthur. D. A history of Art Education: intellectual and social currents in teaching the Visual Arts. Nova Iork e Londres: Teachers College Press, 1990.

EISNER, Elliot Wayne. The Art and Craft of Teaching. Disponível em: https://files.ascd.org/staticfiles/ascd/pdf/journals/ed_lead/el_198301_eisner.pdf. Data de acesso: 04 de abr. de 2023.

EUSSE, Karen Lorena Gil. A prática pedagógica como obra de arte: Gadamer e a estética do professor-artista. Dissertação (Mestrado em Educação Física), Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2015.

FACCO, Marta. Narrativas pictóricas em pausa: entrevista com a Artista Professora Fátima Junqueira. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 6, n. 2, 2020. DOI: https://doi.org/10.5965/24471267622020286

FAVERO, Sandra Maria Correia. As inquietações do artista-professor. DAPesquisa, Florianópolis, v. 2, n. 4, p. 297–302, 2019. DOI: https://doi.org/10.5965/1808312902042007297

FORTE, Marcelo. Atravessando territórios: Fazendo-se docente-artista no processo de formação. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Visual), Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.

FORTE, Marcelo. Professor-artista em desbravamento. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 5, n. 1, 2019. DOI: https://doi.org/10.5965/24471267512019009

FEITOSA, Raphael Alves e LEITE, Raquel Crosara Maia. Professores artistas-reflexivos: o trabalho docente baseado numa associação de companheiros de ofício. VII Enpec - Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências, Florianópolis, 2009. ISSN: 201766940

FERNANDES, Luciane Bonace Lopes. Professor-artista-propositor: arte e vida em sala de aula. Dissertação (Mestrado em Interunidades em Estética e História da Arte), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

HAUSMAN, Jerome. Teacher as Artist & Artist as Teacher. Art Education, v. 20, n. 4, p. 13-17, 1967. DOI: https://doi.org/10.2307/3190907

HONORATO, Cayo. A formação do artista-educador, aproximadamente. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM ARTE E CULTURA VISUAL, 2014, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: FAV/UFG, 2014. p. 522-532.

HEMMER, Barbara. The artist as teacher: Problems and experiments. Journal of Education, v. 166, n. 2, p. 181-187, 1984. DOI: https://doi.org/10.1177/002205748416600208

GONÇALVES, Mônica Hoff. A virada educacional nas práticas artísticas e curatoriais contemporâneas e o contexto de arte brasileiro. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais), Universidade Federal do Rio Grande de Sul, Porto Alegre, 2014.

GONÇALVES, Juliana Rossi; PEREIRA, Teresa Matos; MORAES, Taiza Mara Rauen. Análise da produção acadêmica sobre “artista-professor” em escolas de artes: uma nova identidade revelada na última década (2010-2020). Palíndromo, Florianópolis, v. 16, n. 38, p. 1–34, 2024. DOI: https://doi.org/10.5965/2175234616382024e0018

LAMPERT, Jociele; NUNES, Carolina. Entre a prática pedagógica e a prática artística: reflexões sobre arte e arte educação. Revista Digital do LAV, v. 7, n. 3, p. 100-112, 2015. DOI: https://doi.org/10.5902/1983734814258

LAMPERT, Jociele. [Entre Paisagens] ou sobre ‘ser’ artista professor. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 11, n. 29, p. 87-100, 19 dez. 2016a. ISSN: 1980-9700

LAMPERT, Jociele (org). Sobre ser artista professor. Florianópolis: UDESC, 2016b. Disponível em: https://issuu.com/estudiodepinturaapotheke/docs/revista_sobre_ser_

artista_professor. Data de acesso: 25 de jul. de 2024.

LIMA, Maurício Barbosa. Ensaios sobre a prática desviante do professor-performer no cotidiano escolar. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.

LOYOLA, Geraldo Freire. Professor-artista-professor: materiais didáticos-pedagógicos e ensino-aprendizagem em arte. Tese (Doutorado em Artes), Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.

MARQUES, Isabel. Dança no contexto: uma proposta para a educação contemporânea. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação da USP, 1996.

MARQUES, Isabel. Artista às avessas: a ação cultural em diálogo com a educação. Sala preta, São Paulo, v. 12, n. 1, jun., p. 24-35, 2012. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v12i1p24-35

MARQUES, Isabel. O artista/docente: ou o que a arte pode aprender com a educação. Ouvirouver, Uberlândia, v. 10, n. 2, p. 230-239, 2014. DOI: https://doi.org/10.14393/OUV14-v10n2a2014-4

NASCIMENTO, Diego Ebling do. Educação, dança e trans-formações: uma fenomenologia performativa do professor-artista-pesquisador. Tese (Doutorado em Educação), Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, 2022.

PELLEGRIN, Ricardo de; CUNICO, Ana Paula de Oliveira; ROSA, Bruna Nátali da. Sala de aula - ateliê - galeria: A experiência com pintura na formação de professores-artistas. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 6, n. 2, 2020. DOI: https://doi.org/10.5965/24471267622020046

PERISSÉ, Gabriel. Professor-Artista. . . ou Palhaço? Videtur (USP), v. 27, p. 13-20, 2004 São Paulo. Disponível em: http://www.hottopos.com/videtur27/gabriel.htm. Data de acesso: 29 de mar. de 2023.

PIMENTEL, Lucia Gouvêa. A Cognição Imaginativa como projeto de formação do professor@/artista. In: XXVI CONFAEB - Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil. Boa Vista, p. 11-21, 2016.

RACHEL, Denise Pereira. Adote o artista não deixe ele virar professor: reflexões em torno do híbrido professor-performer. Dissertação (Mestrado em Artes), Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2013.

RUSSEF, Janaina Meira. A formação permanente do artista-docente. Dissertação (Mestrado em Ensino de Artes Cênicas), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

ROSSETO, Robson. Interfaces entre a cena teatral e a pedagogia: a percepção sensorial na formação do espectador-artista-professor. Tese (Doutorado em Artes da Cena), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.

CANSI, Lislaine Sirsi; REQUIÃO, Renata Azevedo. A poética na docência: a apresentação do mundo pelo “artista-professor”. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 22, n. 22, p. 1-18, 2020. DOI: https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4771

Downloads

Publicado

04-06-2025

Como Citar

SOUZA, Julia Pereira de; CAMPOS, Névio de. A difusão do conceito de professor-artista no Brasil: reflexões sobre Arte como Educação no contexto contemporâneo. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 192–208, 2025. DOI: 10.5965/244712671112025192. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/26370. Acesso em: 9 jul. 2025.