Fazer-se professor-artista: A virada educacional da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671012024103

Palavras-chave:

arte, virada educacional, professor-artista, educação

Resumo

O presente artigo é um recorte de pesquisa de doutorado que analisa o impacto da imbricação entre a arte e o ensino, para constituição do híbrido professor-artista. O objetivo central desta investigação é traçar o panorama que possibilitou a virada educacional da arte. Tal pesquisa se justifica pela valorização da arte enquanto conhecimento, além disso, por refletir sobre as influências da arte contemporânea na atuação docente e na criação de modos alternativos de aprendizagem dentro das últimas décadas. Nesta direção, inicia-se com uma análise sobre como e quando a educação passou a mover a prática artística, a partir da análise das ações de Joseph Beuys e Lygia Clark, para então abordar como esse conceito se estabeleceu e atua hoje. Com esse intuito, utiliza-se uma abordagem metodológica de pesquisa bibliográfica, documental e exploratória. Para tanto, o aporte teórico utilizado tem como base principal: Luis Camnitzer (2009), Tatiana Fernández (2016), Nina Simon (2010), assim como Paul O’Neill e Mick Wilson (2010).

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Biografia do Autor

Julia Pereira de Souza, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutoranda em Educação (UEPG) com bolsa CAPES de pesquisa, mestre em Arte (UNESPAR), licenciada em Artes Visuais (UEPG) com período de mobilidade na Universidade de Coimbra (UC), especialista em Habilidades e Competências Socioemocionais na Educação Básica  (UP) e em Psicologia Educacional (FF). Participa do grupo de pesquisa em gravura contemporânea (GRACON) e do grupo de estudos das Crianças, Cultura e Educação (GEICE) do grupo de pesquisa História, Intelectuais e Educação (GPHIED).

 

Névio de Campos, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor titular (UEPG), Pós-doutor em Sociologia dos Intelectuais (EHESS), Doutor e Mestre em Educação (UFPR), Bacharel e Licenciado em Filosofia (UFPR). 

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Publicado

2024-06-01

Como Citar

SOUZA, Julia Pereira de; CAMPOS, Névio de. Fazer-se professor-artista: A virada educacional da arte. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 103–117, 2024. DOI: 10.5965/244712671012024103. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/24546. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática