John Dewey
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267722021044Keywords:
Experience; John Dewey; Education; A/r/tography; Photo Pairs.Abstract
Proposing experiences beyond the spaces of educational institutions can bring unique and very significant experiences for students and teachers, whether in Higher Education or Basic Education. The experience we refer to here, as highlighted by John Dewey (2010, 1979a, 1979b, 1978), deals with ways of experiencing moments and situations that are, at the same time, singular and plural, collective constructions of very webs of ideas and thoughts, in addition to the disciplinary and content experiences present in schools and higher education institutions. Based on these premises, this article approaches different moments of aesthetic experiences in the educational context, carried out in public spaces in São Paulo, with undergraduate students in Pedagogy and Physical Education and also from a graduate program, and in the Pantanal of Mato Grosso do Sul, with educators from a riverside schools. The writing of the text dialogues with photo pairs under the theoretical foundation of Ricardo Marín Viadel, Joaquin Roldán and Rafaèle Genet (2017), as a concept arising from a/r/tography, which places authors as creators, teachers and researchers in methodologies that are based in art.
Downloads
References
BRUNER, Jerome. Sobre conhecimento. Ensaios da mão esquerda. São Paulo: Phorte Editora, 2008.
CARERI, Francesco. Walkscapes: o caminhar como prática estética. São Paulo: G. Gili, 2013.
DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
DEWEY, John. Experiência e educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979a.
DEWEY, John. Vida e educação. São Paulo: Melhoramentos, 1978.
DEWEY, John. Como pensamos. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979b.
IRWIN, Rita L. A/r/tografia. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita L. (Orgs.). Pesquisa educacional baseada em Arte. Santa Maria: Editora da UFSM, 2013. p. 27-35.
IRWIN, Rita L.; LEBLANC, Natalie; TRIGGS, Valerie. Sub/versing Mentoring Expectations: Duration, Discernment, Diffraction. Journal of Social Theory in Art Education, v. 39, p. 82-96, 2019.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre a experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
MIRANDA, Fernando. Imagens de arte, da ciência e da tecnologia: pesquisar a partir da cultura visual. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (orgs.). Processos e práticas de pesquisa em Cultura Visual e Educação. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013, p. 321-344.
SAMPAIO, Rosa Maria Whitaker Ferreira. Freinet – evolução histórica e atualidades. São Paulo: Scipione, 1989.
VIADEL, Ricardo Marín; ROLDÁN, Joaquín; GENET, Rafaèle. Pares fotográficos en investigación baseada en Artes e investigación artística. In: VIADEL, Ricardo Marín; ROLDÁN, Joaquín. (Orgs.). Investigación baseada em Artes e investigación artística. Granada: EUG, 2017.
TEIXEIRA, Anísio. Educação como reconstrução da experiência. In: DEWEY, John. Vida e educação. São Paulo: Melhoramentos, 1978.
ZABALA, Antoni. A prática educativa – Como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.