PELES PEDAGÓGICAS

Autores

  • Mirian Celeste Martins Mackenzie/SP

DOI:

https://doi.org/10.5965/2447267222016057

Palavras-chave:

Arte, Docência, pesquisa, metáfora.

Resumo

Ao apresentar o livro sensorial Peles Pedagógicas (2010) composto como um mostruário de tecidos este artigo se torna um modo de pensar sobre
processos de criação e desvelar a vida de artista, de pesquisadora e de
professora que nele se visibiliza. As “peles-metáforas” foram produzidas
com matérias, texturas, cores, formas, palavras e porcentagens que, como tecido-metáfora, provocam outras leituras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirian Celeste Martins, Mackenzie/SP

http://lattes.cnpq.br/7167254305943668
Professora do Curso de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura e do Curso de Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie onde coordena os Grupos de Pesquisa: Arte na Pedagogia e Mediação Cultural: provocações e mediações estéticas. Professora aposentada do Instituto de
Artes/UNESP.

Referências

ALVES, Cauê. A curadoria como historicidade viva. In: RAMOS, Alexandre. D. (org.). Sobre o ofício do curador. Porto Alegre: Zouk, 2010, p. 43-57.

CAMARGO, Iberê. Gaveta dos guardados. São Paulo: EDUSP, 1998.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Tradução: Peter Pál Pelbart. São Paulo: Ed. 34, 1992.

DELUZE, Gilles., e GUATTARI, Félix. O liso e o estriado. Tradução: Peter Pál Pelbart. In: Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 5.São Paulo: Ed. 34, 1997, p. 179-214.

DEWEY, John. A arte como experiência. Tradução: Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

MACHADO, Regina. Arte-Educação e o conto de Tradição Oral: Elementos para uma Pedagogia do Imaginário. São Paulo, Tese (doutoramento), ECA/USP, 1989.

MACHADO, Regina. A formiga Aurélia e outros jeitos de ver o mundo. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1998.

MARTINS, Mirian Celeste. Arte - o seu encantamento e o seu trabalho na educação de educadores. A celebração de metamorfoses da cigarra e da formiga. São Paulo, Tese (doutoramento), Faculdade de Educação/USP, 1999.

MARTINS, Mirian Celeste. (org.) Objetos propositores: a mediação provocada. In: MARTINS, Mirian Celeste (org.). Mediação: provocações estéticas, São Paulo, Instituto de Artes/UNESP, vol 1, n. 1, p.94-123, novembro de 2005.

MARTINS, Mirian Celeste. (org.) Objetos propositores: a mediação provocada. In: MARTINS, Mirian Celeste e PICOSQUE, Gisa (orgs.) Mediação cultural para professores andarilhos na cultura. São Paulo: Intermeios, 2012.

SANTIAGO, Maria Cecília do Amaral C.B. Uma experiência estética com portadores baixa visão: uma aproximação com a vida. 2005. 86 p. Dissertação (Mestrado em Artes). Programa de Pós-graduação em Artes, Instituto de artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2005.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

MARTINS, M. C. PELES PEDAGÓGICAS. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 2, n. 2, 2022. DOI: 10.5965/2447267222016057. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/8497. Acesso em: 8 ago. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)