O conceito de Metamorfose no ensino do desenho. Estímulo para a criatividade e sustentabilidade em experiências ao 10º e 12º Anos no ensino obrigatório em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671012024072

Palavras-chave:

metamorfose, criatividade no desenho, ensino das artes visuais

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa conduzida no âmbito do Mestrado em Ensino das Artes Visuais, focando-se na prática de ensino supervisionada na Escola Secundária Henriques Nogueira (Torres Vedras, Portugal). O estudo abrangeu uma turma de 10º ano de Desenho A e uma turma de 12º ano de Oficina de Artes. O principal objetivo foi investigar a influência de duas Unidades Didáticas centradas no tema da Metamorfose no desenvolvimento da criatividade, considerando o processo de ensino-aprendizagem do Desenho em dois anos de escolaridade distintos. O estudo procurou responder à pergunta central: “Pode o conceito de Metamorfose ser adotado como referencial para desenvolver e estimular a criatividade dos alunos em projetos de Desenho?” Os resultados demonstram que o conceito de Metamorfose, sendo uma metáfora para a transformação contínua, pode servir como um referencial para a criatividade no Desenho, facilitando processos de variação e improvisação formal. Este trabalho contribui para a compreensão da importância da Metamorfose como um conceito enriquecedor no ensino do Desenho, promovendo o desenvolvimento criativo dos estudantes.

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Biografia do Autor

Cláudia Maria dos Santos Gigante, Centro de Estudos Interdisciplinares de Educação e Desenvolvimento (CeiED)

Doutoranda em Educação pela Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa. Apaixonado por trabalhar com crianças de várias idades e com diferentes necessidades de aprendizagem, para o seu sucesso na aprendizagem e no desenvolvimento intelectual. Dedica-se à docência desde fevereiro de 2020 como professora contratada. Possui o Mestrado em Ensino de Artes Visuais desde fevereiro de 2024. Frequentou a Pós-Graduação em Escrita de Ficção que concluiu em julho de 2023. Mestre em Arquitetura Paisagista desde dezembro de 2021; Licenciada Pré-Bolonha em Arquitetura Paisagista desde 2009. Exerceu Arquitetura Paisagista como freelancer de forma esporádica. Persistente e interessado na criatividade artística e no ensino.

Inês Maria Andrade Marques, Universidade Lusófona

Inês Marques é professora auxiliar na ECATI/UL, Lisboa; pesquisador (pesquisador titular COW, UL) e artista visual. Doutorada em Arte Pública pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona (2012), onde também obteve o título de Mestre em Desenho Urbano (2008). É licenciada em Belas Artes - Escultura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (2000). Seus interesses centram-se no campo da Educação Artística, Arte Colaborativa e Arte Pública. A sua experiência docente na Universidade Lusófona, Licenciatura em Artes Visuais, tem levado a um permanente interesse pela pedagogia da arte e pela criação artística orientada para a arte pública. Vários projetos que constroem pontes entre a pintura e a arte pública têm sido desenvolvidos nesse contexto. São projetos de pintura mural e instalações site-specific, que dão ênfase à criação colaborativa e abordagens interdisciplinares. É subdiretora do Mestrado em Ensino de Artes Visuais (UL, Lisboa)

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Publicado

2024-06-01

Como Citar

GIGANTE, Cláudia Maria dos Santos; MARQUES, Inês Maria Andrade. O conceito de Metamorfose no ensino do desenho. Estímulo para a criatividade e sustentabilidade em experiências ao 10º e 12º Anos no ensino obrigatório em Portugal. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 072–090, 2024. DOI: 10.5965/244712671012024072. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/25287. Acesso em: 22 dez. 2024.

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