Chamada de Artigos para o Dossiê Temático Entre abordagens, métodos e metodologias
A Revista Apotheke convida professores/as, artistas, pesquisadores/as, acadêmicos/as e profissionais dedicados às artes visuais para se engajarem ativamente na elaboração dos três volumes que comporão o ano de 2024. Durante este período, nossa revista se empenhará em uma investigação minuciosa do tema central "Entre abordagens, métodos e metodologias", buscando dialogar sobre as múltiplas facetas que permeiam o vasto campo das Artes Visuais em articulação com a Arte/Educação.
Partindo de uma pista dewyana, que propõe que “na arte, assim como na natureza e na vida, as relações são modos de interação”, e que a Arte “deve servir à vida, em vez de prescrever um modo de vida definido e restrito” (DEWEY, 2010, p. 259-260), convocamos os/as colaboradores/as a estabelecerem conexões sigulares entre a prática artística e a prática docente.
Neste contexto, almejamos investigações que reflitam as interseções entre a criação artística e a docência. Como as práticas artísticas podem influenciar e ser influenciadas pela prática pedagógica? Como os/as professores/as podem incorporar inventações docentes e criar metodologias que potencializam tanto a experiência artística quanto o processo de ensino e aprendizagem?
Acreditamos que a reflexão sobre as dinâmicas entre a prática artística e a prática docente pode gerar contribuições significativas para a Arte/Educação. Convidamos, portanto, a submissão de artigos que revelem casos práticos, estudos de caso, experimentações e relatos que evidenciem diálogos frutíferos entre professores, artistas e métodos educativos em artes visuais.
Além disso, incentivamos relatos que promovam uma abordagem integrada entre teoria e prática, conectando os princípios da Arte/Educação às metodologias já existentes e, ao mesmo tempo, propondo atualizações e inovações que atendam às demandas contemporâneas.
Este convite estende-se, igualmente, à análise crítica de metodologias já consolidadas, visando à identificação de possíveis aprimoramentos e adaptações que potencializem o enriquecimento da experiência artística e educativa.
Read more about Chamada de Artigos para o Dossiê Temático Entre abordagens, métodos e metodologias