Chamada de Artigos para o Dossiê Temático Os saberes artesanais e a educação.

2022-03-15

Os saberes artesanais e a educação.

 

 

 

“La artesanía no nos conquista únicamente por su utilidad.

Vive en complicidad con nuestros sentidos

y de ahí que sea tan difícil desprendernos de ella”

(Octavio Paz, 2004, p.16)

 

 

A presente proposta lança as seguintes provocações: quais são as possibilidades artísticas, inventivas e educativas que as práticas e os saberes artesanais convocam quando postos em diálogo nas aulas de artes? Como artistas e docentes articulam conhecimentos, sentires e fazeres artesanais nas suas poéticas artísticas e também pedagógicas? Como visibilizar as tensões, tanto na prática quanto discursivamente, das relações entre arte e artesanías? E até que ponto esses debates são adensados no contexto escolar de um modo geral?

Como forma de problematizar as práticas que geralmente são negligenciadas dentro e fora do contexto académico, em detrimento da monopolização de um saber que deixa de fora a importância do fazer, se convida a pensarmos juntos sobre o tema. Portanto, se abre um caminho para gerar o debate, a reflexão e o compartilhamento de experiências em torno ao fazer artístico que abraça o fazer artesanal; em torno às práticas educativas que dialogam com saberes outros e encurtam as distâncias entre o fazer, o sentir e o pensar.

Neste sentido, convidamos pesquisadoras/es, docentes e artistas de todo o país e do exterior a proporem textos e/ou ensaios derivados de pesquisas concluídas ou em andamento, e cujos trabalhos possam articular, de forma transdisciplinar, algumas das questões apresentadas neste dossiê.