Chamada de Artigos para o Dossiê Temático Arte como experiência no estúdio [de pintura]

2022-11-22

Volume 1 – 2023 (abril)

Tema: Arte como experiência no estúdio [de pintura]

 

“Temos de chegar à teoria da arte por meio de um desvio. É que a teoria diz respeito à compreensão, ao discernimento, não sem exclamações de admiração e sem o estímulo da exploração afetiva comumente chamada de apreciação. É perfeitamente possível nos comprazermos com flores, em sua forma colorida e sua fragrância delicada, sem nenhum conhecimento teórico das plantas. Mas quando alguém se propõe a compreender o florescimento das plantas tem o compromisso de descobrir algo sobre as interações do solo, do ar, da água e do sol que condicionam seu crescimento".

John Dewey - Arte como experiência. 

 

A Revista Apotheke, periódico on-line de acesso livre e universal, receberá artigos científicos inéditos sobre a temática “Arte como experiência no estúdio [de pintura]”. Este número será dedicado a estudos e reflexões sobre a prática artística e a prática pedagógica que circulam no espaço de criação. Olha-se para o estúdio como um espaço/tempo/lugar, onde processos de criação são adensados e construídos, frente ao uso de metodologias artísticas. Ao mesmo tempo, compreende-se o espaço/tempo/lugar da prática pedagógica como prática artística, permeada de reflexão crítica, condição para instaurar pensamento visual frente a Educação. Desta forma, Arte e Experiência amparam as reflexões sobre o tema do estúdio como espaço potencializado, entre o pensar e o fazer Arte.  O estúdio é visto como espaços de criação e possibilidade para adensar o pensamento plástico, neste sentido, poderá constituir-se na pintura ou em qualquer outra linguagem visual, bem como, poderá constituir-se no caminho sobre a Educação e a Arte ou da Arte para a Educação. Para além da proposição sobre o que é de fato um estúdio, ou quais metodologias operativas e documentações e procedimentos que constituem tais espaços, a chamada deste volume, também objetiva construir um cerne sobre o tema da experiência como uma prática social, sobretudo em John Dewey (e suas interpretações e leituras em consonâncias com a Arte Contemporânea e outros autores e artistas).  Evidenciar relatos de pesquisa e investigações de como aprendemos e como ensinamos,  é tema transversal para gerar ideias e documentos, que constituem a docência como caminho investigativo.  É neste caminho investigativo que pairam problemáticas, hipóteses, análises, assuntos e temas, que configuram o desvio do processo criativo, articulando possíveis retóricas e seus métodos. 

A Revista também aceita entrevistas, ensaios, traduções, notas de experiência e resenhas sobre o mesmo tema. Os trabalhos devem ser postados diretamente no sistema de submissão, seguindo normas específicas da Revista. O periódico usa o sistema de avaliação por pares e os textos podem ser remetidos em português, espanhol ou inglês.

Editores e organizadores: Jociele Lampert (UDESC) e Fábio Wosniak (UNIFAP)