Editorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671122025007

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Queiroz, University of Lisbon

 Professor na Universidade de Lisboa, Faculdade Belas-Artes

Ronaldo Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Professor Adjunto "D" da Universidade Estadual de Londrina, no Departamento de Arte Visual.

Jociele Lampert, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora Titular na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Desenvolveu pesquisa como professora pesquisadora visitante no Teachers College na Columbia University na cidade de New York como Bolsista Fulbright (2013), onde realizou estudo intitulado: ARTISTS DIARY AND PROFESSORS DIARY: ROAMINGS ABOUT PAINTING EDUCATION. Professora Investigadora Visitante na Faculdade de Belas Artes de Lisboa - Portugal e CIEBA/ULisboa, com Bolsa para Cooperação Internacional do CNPq (2023).

Fábio Wosniak, Universidade Federal do Amapá

professor efetivo do Curso de Artes Visuais, Licenciatura - DEPLA/UNIFAP. Além disso, atua como Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Estudos de Cultura e Política na UNIFAP e como Professor Colaborador do Mestrado Profissional em Artes - PROFARTES URCA/CE.

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 23. reimpr. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GONÇALVES, Mónica Hoff. A virada educacional nas práticas artísticas e curatoriais contemporâneas e o contexto de arte brasileiro [dissertação de mestrado]. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2014. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/115180. Acesso em: 22 set. 2025.

HELGUERA, Pablo; GONÇALVES, Mónica Hoff (orgs.). Pedagogia no campo expandido. Porto Alegre: Fundação Bienal do Mercosul, 2011.

LAMPERT, Jociele; WOSNIAK, Fábio. Arte como experiência: ensino/aprendizagem em artes visuais. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 3, n. 2, p. 208-222, 2016. DOI: https://doi.org/10.22456/2357-9854.62933. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/62933. Acesso em: 22 set. 2025.

LAMPERT, Jociele. Sobre ser artista professor. In: MARTINS, Mirian Celeste; MOMOLI, Daniel; BONCI, Estela (orgs.). Formação de educadores: modos de pensar e provocar encontros com a arte e mediação cultural. São Paulo: Terracota, 2018. p. 76-87. ISBN 978-85-8380-069-9.

LOPONTE, Luciana G. Por uma virada artístico-estética dos processos formativos para a docência. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 55, e11345, 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411345.

MÖRSCH, Carmen. Educación crítica en museos y exposiciones en el contexto del “giro educativo” en el discurso comisarial: ambigüedades, contradicciones y alianzas. Proyecto giro educativo, 2011. Disponível em: https://proyectosgiroeducativo.wordpress.com/wp-content/uploads/2011/11/educacic3b3n-crc3adtica-en-museos-y-exposiciones-carmen-morsch.pdf. Acesso em: 22 set. 2025.

O’NEILL, Paul; WILSON, Mick (eds.). Curating the educational turn. London: Open Editions, 2010. ISBN 978-0-949004-16-1.QUEIROZ, João Paulo. Arte e viragem educativa: alternativas. Estúdio: artistas sobre outras obras, Lisboa, v. 8, n. 17, p. 12-16, 2017a. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/est/v8n17/v8n17a01.pdf. Acesso em: 22 set. 2025.

QUEIROZ, João Paulo. Entendimento, plasticidade e a viragem educativa. Croma,Lisboa, v. 5, n. 9, p. 12-17, 2017b. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/168_ln_KG1y45Kv2L8TX_8gKtcSAvQdlt/view. Acesso em: 22 set. 2025.

QUEIROZ, João Paulo. Educação artística versus competitividade: modelos de desenvolvimento. In: VEIGA, Feliciano H. (org.); PEREIRA, A.; CARVALHO, C.; GOULÃO, F.; MARINHA, F.; OLIVEIRA, I.; FARIA, L.; TAVEIRA, C.; BAHIA, S.; RAPOSO, S.; CALDEIRA, S. (orgs.). Atas do II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola:Perspetivas da Psicologia e Educação, Motivação para o Desempenho Académico. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2016.

QUEIROZ, João Paulo; OLIVEIRA, Ronaldo. O ensino artístico no horizonte: 2020. In: QUEIROZ, João Paulo (org.). Artes Visuais, Novas Matérias: IV Congresso Matéria-Prima. Lisboa: Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa; Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes, 2015. p. 250-257. ISBN 978-989-8771-26-1.

QUEIROZ, João Paulo. Os novos discursos sobre arte. Revista Visuais, Campinas, v. 1, n. 1, p. 1-12, 2015. Disponível em: http://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/visuais Acesso em: 22 set. 2025.

Downloads

Publicado

26-09-2025

Como Citar

QUEIROZ, João Paulo; OLIVEIRA, Ronaldo; LAMPERT, Jociele; WOSNIAK, Fábio. Editorial. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 11, n. 2, p. 007–012, 2025. DOI: 10.5965/244712671122025007. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/27967. Acesso em: 21 out. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>