Método experimental, educação e arte: uma reflexão sobre a concepção de democracia de Dewey
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267722021146Palavras-chave:
John Dewey, Arte, Educação, Democracia, Método ExperimentalResumo
Nas discussões relacionadas aos conceitos de arte e educação na escola, destaca-se a teoria de John Dewey. Este pensador, contribuiu com o debate a partir das suas perspectivas históricas e sociais, em busca da unidade entre teoria e prática. Este artigo tem como objetivo rememorar as reflexões expostas por Dewey sobre os conceitos de arte e educação, a partir do método experimental e de como o autor pensa a pedagogia para o desenvolvimento da democracia. Assim, estabeleceram-se relações qualitativas dos conceitos com o ideal democrático defendido pelo autor. Analisaram-se alguns aspectos históricos, sociais e econômicos que influenciaram o teórico a defender uma formação reflexiva para o indivíduo. As análises expostas possibilitaram a reflexão sobre os conceitos de arte e educação em relação a sua teoria de democracia, fundamentada no método experimental. Concluiu-se que ela está entranhada no seu ideal de mudança na sociedade, mas caracterizou-se como permanência dos princípios burgueses.
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