Método experimental, educação e arte: uma reflexão sobre a concepção de democracia de Dewey

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267722021146

Palavras-chave:

John Dewey, Arte, Educação, Democracia, Método Experimental

Resumo

Nas discussões relacionadas aos conceitos de arte e educação na escola, destaca-se a teoria de John Dewey. Este pensador, contribuiu com o debate a partir das suas perspectivas históricas e sociais, em busca da unidade entre teoria e prática. Este artigo tem como objetivo rememorar as reflexões expostas por Dewey sobre os conceitos de arte e educação, a partir do método experimental e de como o autor pensa a pedagogia para o desenvolvimento da democracia. Assim, estabeleceram-se relações qualitativas dos conceitos com o ideal democrático defendido pelo autor. Analisaram-se alguns aspectos históricos, sociais e econômicos que influenciaram o teórico a defender uma formação reflexiva para o indivíduo. As análises expostas possibilitaram a reflexão sobre os conceitos de arte e educação em relação a sua teoria de democracia, fundamentada no método experimental. Concluiu-se que ela está entranhada no seu ideal de mudança na sociedade, mas caracterizou-se como permanência dos princípios burgueses.

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Biografia do Autor

Karina dos Santos de Moura Buzin, Secretaria da Educação e do Esporte/PR

Mestra em Educação/UNIOESTE, Cascavel/PR. Membro do Grupo de Pesquisa História e Historiografia na Educação (UNIOESTE/CNPq). Especialista em Educação/UNIOESTE-Cascavel/PR; Especialista em Educação Infantil/São Luís/Jaboticabal-S.P.; Graduada em Pedagogia/UNIOESTE-Cascavel/PR.

Aparecida Favoreto, Universidade do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Docente Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Professora e Pesquisadora no Mestrado e Doutorado em Educação e no Colegiado de Pedagogia da UNIOESTE - Cascavel, PR. Membro e líder do Grupo de Pesquisa História e Historiografia na Educação (UNIOESTE/CNPq).
Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná; Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá; Especialização em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual de Maringá; Graduação em História pela Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

2021-10-31

Como Citar

BUZIN, K. dos S. de M.; FAVORETO, A. Método experimental, educação e arte: uma reflexão sobre a concepção de democracia de Dewey. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 7, n. 2, 2021. DOI: 10.5965/24471267722021146. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/20452. Acesso em: 15 ago. 2022.