Oficina de adereço “Chica Chica Boom do Século XXI”: uma experiência prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669030520230207

Palavras-chave:

Design, figurino, educação

Resumo

Este artigo faz parte da pesquisa de mestrado em Design da EBA/UFRJ, tendo como título “O figurino-baiana de Carmen Miranda: identidade visual, cultura e design”. A proposta é mostrar como o estudo dos elementos teatrais, através da construção de adereços para o figurino, podem ser fundamentais para a formação do fazer artístico e técnico do estudante de Indumentária da EBA/UFRJ. A sala de aula passa a fazer parte da efetivação deste aluno trazendo experiências significativas no processo de formação profissional para o mercado de trabalho.  A partir de pesquisa, visita técnica, criação e desenvolvimento de projeto de figurino, o futuro figurinista se apropria de experiências reais de execução e de todo o processo construtivo. Para esta finalidade usamos os conceitos de Design associados às Artes Cênicas, por entender a semelhança de suas elaborações e construções em termos de metodologia projetual para nos guiar neste escrito.

Downloads

Biografia do Autor

Maria do Carmo Martins Vido, Federal University of Rio de Janeiro

Doutoranda em Artes Visuais - Imagem e Cultura - PPGAV - EBA/UFRJ. Mestre em Design - Design e Cultura (PPGD) pela UFRJ (Centro de Letras e Artes - CLA / Escola de Belas Artes - EBA); possui graduação em Artes Cênicas; Indumentária (Figurino) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; UFRJ (2004). Licenciatura Plena em Educação Artística (Artes Visuais e Artes Cênicas), pela Universidade Candido Mendes (2006). Graduação em Comunicação Social; Jornalismo pela Sociedade Unificada Augusto Motta; SUAM (1989). Atua como professora nos cursos de Graduação e Pós Graduação, presencial e em EAD.

Madson Oliveira, Federal University of Rio de Janeiro

Doutor em Design pela PUC-RJ (2010), Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Design-PPGD; Escola de Belas Artes-EBA; Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ

Referências

CIPINIUK, Alberto; PORTINARI, Denise B. “Sobre métodos de Design”. In: COELHO, Luiz Antonio L. (org.). Design Método. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; Teresópolis: Novas Idéias, 2006.

COELHO, Luiz Antonio L. “Percebendo o método” Revisado. In: COUTO, Rita Maria de Souza, et al. Formas do Design: Por uma metodologia interdisciplinar. Rio de Janeiro: Rio Book´s, 2. ed., 2014.

COUTO, Rita Maria de Souza. Escritos sobre ensino de Design no Brasil. Rio de Janeiro: Rio Book´s, 1. ed., 2008.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra LTDA, 1971.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. Tradução: J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. 3. ed. São Paulo: Perspectiva. 2008.

VIDO, Maria do Carmo Martins. O figurino-baiana de Carmen Miranda: identidade visual, cultura e design. 2020. 158 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Mestrado em Design, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://ppgd.eba.ufrj.br/producao-academica/o-figurino-baiana-de-carmen-miranda-identidade-visual-cultura-e-design/. Acesso em: 10 jul. 2023.

Downloads

Publicado

30-06-2023

Como Citar

VIDO, Maria do Carmo Martins; OLIVEIRA, Madson Luis Gomes de. Oficina de adereço “Chica Chica Boom do Século XXI”: uma experiência prática . A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 3, n. 5, p. 1–22, 2023. DOI: 10.5965/27644669030520230207. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/23572. Acesso em: 25 maio. 2025.