A construção de um figurino carnavalesco a partir do processo criativo de Fernando Pinto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669030520230201

Palavras-chave:

figurinos carnavalescos, design de figurino, fantasia de carnaval, carnavalesco, designer temático

Resumo

O presente artigo apresenta considerações sobre a construção de um figurino carnavalesco proposto como releitura para um estudo sobre o processo criativo de Fernando Pinto no enredo “Como era verde o meu Xingu”, na GRES Mocidade Independente de Padre Miguel, em 1983, sob a ótica do Design, a partir da pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Design-PPGD, da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. Na pesquisa, buscamos entender, as transversalidades entre conceitos cênicos e a prática do fazer no desfile de escolas de samba, a partir das particularidades daquele projeto para produzir uma leitura compreensiva do enredo para os espectadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Antonio Paula e Silva, Federal University of Rio de Janeiro

Mestre em Design, especializado em Figurin e carnaval, graduado e licenciado em Ciências Sociais. Professor da rede Estadual do Rio de Janeiro habilitado para Sociologa, Artes, História e Fundamentos da Cultura. Carnavalesco, designer de figurinos e cenotécnico.

Madson Luis Gomes de Oliveira, Federal University of Rio de Janeiro

Doutor e mestre em Design. Professor associado no curso de Graduação em Artes Cênicas - Indumentária e Pós-Graduação em Design, ambos alocados na Escola de Belas Artes - EBA, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Referências

ALMEIDA, Cláudio. O Processo criativo na construção de uma fantasia carnavalesca: em busca de uma metodologia. Dissertação (Mestrado em Design). Rio de Janeiro: PPGD/EBA – UFRJ, 2020.

BAKHTIN, Mikhail Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução de Paulo Bezerra. 5ª Ed. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2013.

BORA, Leonardo Augusto. Entre bons e maus selvagens: a representação do índio no carnaval brasileiro. In: Textos escolhidos de cultura e arte populares, v. 10, n. 2, 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tecap/article/view/10219/8003. Acesso em: 22 jan. 2021.

COSTA, Haroldo. 100 anos de carnaval no Rio de Janeiro. São Paulo: Irmãos Vitale S/A Ind. E Comércio. 2000. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=iyKfGMyhCjUC&oi=fnd&pg=PA23&dq=corsos+carnavalescos+cariocas&ots=yosCu1-RXC&sig=nppHDpx0BeJH6yaXQENVc3dKAnM#v=onepage&q=corso&f=false. Acesso em: 30 jan. 2022.

FERREIRA, Felipe. O marquês e o jegue: estudo das fantasias para escola de samba. Rio de Janeiro: Altos da Glória, 1999.

MACKOWIECKY, Sandra. Representação: a palavra, a ideia, a coisa. In: Caderno de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas, PPGICH/UFSC, nr. 57, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2181. Acesso em: 12 set. 2021.

OLIVEIRA, Madson Luis Gomes de. A criação dos figurinos para o rancho Ameno Resedá, por meio da análise das aquarelas realizadas por Amaro do Amaral, em 1913. Tese (Pós-Doutorado em Artes Visuais). PPGAV/EBA/UFRJ, Rio de Janeiro, 2014.

OLIVEIRA, Madson Luis Gomes de. Os figurinos carnavalescos de Rosa Magalhães para as Comissões de frente: entre 2001 e 2005. In: ModaPalavra e-periódico, UDESC – vol. 8, nr. 15, Florianópolis: jan/jul. 2015, pp. 3-34. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/5140/514051496002.pdf. Acesso em: 12 maio 2021.

VARGAS, Antonio. Apontamentos para o Estudo da Identidade Artística. In: Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas. UDESC, v.1, nr 7. Florianópolis: 2005, pp. 75-82. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101072005075/8785. Acesso em: 17 mar. 2023.

Memória Mocidade (Dep. Cultural). Mocidade (1983) Como era verde o meu Xingu (Desfile Completo). Youtube, 2014 Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=U_9lSmryMsk. Acesso em: 02 out. 2018.

Mocidade Independente de Padre Miguel – Carnaval de 1983. Galeria do Samba, 2007. Disponível em: https://galeriadosamba.com.br/escolas-de-samba/mocidade-independente-de-padre-miguel/1983/

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

PAULA E SILVA, Luiz Antonio; OLIVEIRA, Madson Luis Gomes de. A construção de um figurino carnavalesco a partir do processo criativo de Fernando Pinto. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 3, n. 5, p. 1–23, 2023. DOI: 10.5965/27644669030520230201. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/23537. Acesso em: 22 dez. 2024.