Como se forma um iluminador: a estética de Marcelo Flecha a partir dos espetáculos “Pai e Filho” e “Ensaio Sobre a Memória”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669030520230401

Palavras-chave:

identidade estética, iluminador, estética, espetáculos

Resumo

Este artigo tem como objetivo central entender como se constituiu a identidade estética do iluminador cênico Marcelo Flecha (Pequena Companhia de Teatro - São Luís- MA), com ênfase na concepção, construção e execução dos espetáculos “Pai e Filho” (2010) e “Ensaio sobre a memória” (2019), observando na iluminação destes dois espetáculos aquilo que torna o trabalho de Flecha tão singular. Este texto se debruça sobre os aspectos formativos do iluminador, buscando entender como a bagagem do artista se efetiva em sua estética.

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Biografia do Autor

Gleison Rodrigues Xavier, Federal University of Maranhão

Graduado no curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Maranhão-UFMA. Iluminador.

Abel Lopes Pereira, Federal University of Maranhão

Orientador deste artigo. Prof. Me. Licenciado em Teatro pela Universidade Federal do Maranhão- UFMA, Ator, Iluminador e Diretor de cena- DRT-251, bonequeiro, coordenador Técnico do Teatro Arthur Azevedo, integrante do Grupo de pesquisa Casemiro Coco e da Companhia Oficina de Teatro - COTEATRO. Atuando desde 2006 em produções de eventos, com especial vocação para a área técnica e pesquisador das linguagens da Iluminação Cênica, Cenografia e Teatro de Formas Animadas.     

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

XAVIER, Gleison Rodrigues; PEREIRA, Abel Lopes. Como se forma um iluminador: a estética de Marcelo Flecha a partir dos espetáculos “Pai e Filho” e “Ensaio Sobre a Memória”. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 3, n. 5, p. 1–28, 2023. DOI: 10.5965/27644669030520230401. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/22759. Acesso em: 22 dez. 2024.