El entorno remoto como espacio alternativo para el proceso creativo de la luz

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669020220210203

Palabras clave:

luz, iluminación escénica, poética visual

Resumen

Este texto tiene como objetivo proponer reflexiones a partir de relatos experimentales del proceso de creación artística de la luz, durante el distanciamiento social provocado por la pandemia Covid-19, sus perspectivas técnicas y poéticas, sobre todo que impregna estrategias para superar las dificultades de la enseñanza a distancia durante Clases de pregrado en Artes Escénicas, orientadas a la experimentación sincrónica y colectiva con la materia ligera, en el diseño y establecimiento de un lenguaje.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luana Oliveira de Lima, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Luana Oliveira de Lima, graduanda em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente desenvolve pesquisas como atriz, com ênfase no corpo e na imagem. Realiza estágio como iluminadora e técnica de luz no Theatro Treze de Maio - Santa Maria (RS).

Débora Matiuzzi Pacheco, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Débora Matiuzzi Pacheco, doutoranda em Educação e Arte pela UFSM, Mestra em Teatro pela UDESC (2014). Graduada em Dança - Licenciatura Plena UNICRUZ (2004). Graduada em Artes Cênicas Bacharelado - Interpretação Teatral UFSM (2016). Graduada em Teatro – Licenciatura - UFSM (2021). Tem experiência na área de Artes e Educação, com ênfase em Dança e Teatro. Atuou em mais de 40 espetáculos de dança e teatro, além de ter dirigido algumas montagens e ministrado aulas de dança e de teatro, no ensino público e privado. Foi Professora Substituta do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é atriz da Cia Retalhos de Teatro e Professora de Teatro na rede municipal de ensino de Balneário Camboriú-SC.

Julia de Castro Saraçol

Julia de Castro Saraçol (Julia Rollet), graduanda em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e em Produção Cultural pela Belas Artes de São Paulo. Participou de vários trabalhos artísticos mesclando o universo do cinema, das artes visuais e, principalmente, das artes da cena. Atualmente participa de trabalhos da Cia Retalhos de Teatro.

Citas

NOSELLA, Berilo Luigi Deiró. Apontamentos sobre a história da iluminação moderna: a parceria entre tecnologia e cena. Goiás: Arte da Cena, v.4, n.2, 2018. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/artce>

NOSELLA, Berilo Luigi Deiró. Por uma história do pensamento sobre o fazer da iluminação cênica moderna: a cena além do humano. Minas Gerais: Urdimento, v.1, n.31, p.20-37, 2018. Disponível em:

https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101312018020.

DUBATTI, Jorge. Experiencia teatral, experiencia tecnovivial: ni identidad, ni campeonato, ni superación evolucionista, ni destrucción, ni vínculos simétricos. São Paulo: Rebento, n. 12, p.8-32, 2020. Disponível em:

http://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/article/view/503.

SIMÕES, Cibele Forjaz. À Luz da Linguagem. A iluminação cênica: de instrumento da visibilidade à “Scriptura do visível” (Primeiro recorte: do Fogo à Revolução Teatral). Dissertação – Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, Área de Concentração Artes Cênicas, Linha de Pesquisa Teoria e História do Teatro – Literatura Dramática, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

JACINTO, Rafael Cardoso. Luz e performatividade no acontecimento artístico. A Luz em Cena, Florianópolis, v.1, n.1, jul.2021.

Publicado

2021-12-31

Cómo citar

LIMA, Luana Oliveira de; PACHECO, Débora Matiuzzi; DE CASTRO SARAÇOL, Julia. El entorno remoto como espacio alternativo para el proceso creativo de la luz. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 1–18, 2021. DOI: 10.5965/27644669020220210203. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/21179. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático: Luz e Cena em Campo Expandido. Iluminação e Audiovisual