Luz e Cordel: Cuenta de un proceso colarativo y transdisciplinario

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669010120210701

Palabras clave:

proceso creative, iluminación, caja escénic, experimentación, narrativa de cordel

Resumen

A través de esta cuenta, presento los caminos recorridos dentro de un proceso de investigación y construcción de un trabajo artístico colaborativo. En el cual, comenzamos a partir de una investigación experimental con el proyecto del Laboratório Transdisciplinar de Cenografia (LTC), en busca de una expresión conjunta que uniera la narrativa de cordel y la iluminación, con el objetivo de construir una obra multimedia en una caja escénica en miniatura.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Shirley Ane Marques Araújo, Universidade de Brasília (UnB)

Estudante de Interpretação Teatral na Universidade de Brasília e formada pela Escola de Música de Brasília nos cursos de Formação Inicial Continuada em Iluminação de Palco e Elementos Técnicos do Palco. Integrante do Grupo Momentaneo e Coletivo de Teatro Enleio, participa do Laboratório Transdisciplinar de Cenografia (LTC), E tal Teatro, Aguaceiro Coletivo de Teatro, e de atividades de extensão do Projeto MOVER do Departamento de Artes Cênicas da UnB.

Sonia Maria Caldeiras Paiva, Universidade de Brasília (UnB)

Sônia Paiva é multiartista com vasta experiência em distintas áreas. Se expressa por meio de linguagens multimidiáticas que vão do artesanato à tecnologia, atuando profissionalmente como artista em âmbito nacional internacional há três décadas. Como pesquisadora, possui graduação em Educação Artística pela Universidade de Brasília (1980-1990), pós-graduação em Artes pela Byam Shaw School of Art, em Londres (1993-1994), mestrado em Artes e Tecnologia pela Universidade de Brasília (2004-2006) e doutorado na linha de pesquisa Processos Composicionais para Cena, do Instituto de Artes da UnB (2012-2016). Como educadora, ministra há dezoito anos as disciplinas de Encenação, que incluem o ensino da Cenografia, Iluminação e Figurino, na Universidade de Brasília, onde atualmente coordena o Projeto de Extensão de Ação Continuada (PEAC): Laboratório Transdisciplinar de Cenografia (LTC), lócus observacional de sua tese. Integrou o time de curadores da representação brasileira na Quadrienal de Praga de junho de 2015, foi curadora da Mostra dos Estudantes brasileiros de Cenografia - Brasil:LABirintos Compartilhados. Em 2016, coordenou o projeto "Terra e Luz: poéticas da matéria" uma colaboração entre Brasil e França. 10 dias de intercâmbio cultural entre o LTC e o projeto Matière a viver e a crée, organizado pela Association Artistique et Culturelle - Lado Brasil. Um projeto de dez dias que incluiu oficinas para a comunidade, imersão criativa entre os grupos e apresentações teatrais, quando dirigiu o espetáculo Desenhos Narrativos no Teatro Plínio Marcos, no Complexo Cultural da Funarte, em Brasília. O evento deu origem ao projeto de extensão da UnB de mesmo nome. Desde então, foram realizados ensaios e oficinas abertas na sala BT-16 do Departamento de Artes Cênicas da UnB para desenvolver o projeto. Em 2018, dirigiu o espetáculo, Desenhos Narrativos: da Areia à Luz, no Teatro Sesc Garagem, em Brasília. O LTC realizará o workshop The Narrative Drawing Experience (Desenhos Narrativos) na Quadrienal de Praga 2019, a convite da atual curadoria nacional, coordenada por Aby Cohen. O workshop integra a programação especial da PQStudio, destinada às oficinas e masterclasses do festival, e acontecerá na Faculdade de Teatro da Acadêmica de Artes Performáticas de Praga (DAMU) nos dias 12 e 13 de junho

Citas

ARAÚJO, Shirley. Estudo sobre as formas de expressão da iluminação em encontro com a narrativa de cordel. Portal de Conferências da UnB, 26º Congresso de Iniciação Cientifica da UnB e 17º do DF. Universidade de Brasília, 2021.

BRAGA, Medeiros. Entrevista. Concedida à Shirley Araújo. João Pessoa-PB, 19/10/2019.

CAMARGO, Roberto Gil. Função Estética da Luz. Sorocaba: TCM comunicações, 2000.

CAMARGO, Roberto Gil. A escrita e não escrita da luz. Urdimento, v.1, n.31, Florianópolis, 2018.

CRAIG, Edward Gordon. Rumo a um Novo Teatro e Cena. Editora: Perspectiva, 2017.

CURREL, David. An introduction to puppets an puppet-making. London: The Apple Press, 1992.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática, Arte ou técnica de explicar e conhecer. Editora Ática. São Paulo. 4ª edição, 1998.

JACINTO, Rafael Cardoso. STUMM, Rebeca Lenize. Manipulador: uma relação entre espaço, luz e objeto. Urdimento - Florianópolis, v.1, n.37, 2020.

KLEE, Paul. Paul Klee: Hand puppets. Editora: Hatje Cantz Publishers; 01 Edição, 2006.

LACERDA, José Medeiros. Botija na Serra do Malassombro. Coisas do Brasil –Vol. 15.

PAIVA, Sonia Maria Caldeira. A encenação pictórica: uma abordagem transdisciplinar. 2006. Dissertação (Mestrado em arte e tecnologia) - Universidade de Brasília, Brasília, 2006.

PAIVA, Sonia Maria Caldeira. O Laboratório Transdisciplinar de Cenografia (LTC): locus do Espaço e Desenho da Cena no Brasil. 2016. Tese (Doutorado em artes) - Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

PEDOSA, Israel. O universo da cor. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2008.

PEREZ, Valmir. Desenho de iluminação de palco: Pesquisa, criação e execução de projetos. Dissertação (mestrado)- Universidade Estadual de Campinas. São Paulo, 2007.

REINIGER, Lotte. Shadow theatres and shadow films. London; New York: B.T. Batsford; Watson-Guptil, 1970.

SANTANA, Marcelo Augusto. Haja luz: Manual de iluminação cênica. Brasília: SENAC DF, 2016.

SCHEFFLER, Ismael. Teorias da Cena: Teatro e visualidades. Editora: Intersaberes, 2018.

SILVA, Pedro Luiz Cobra. O Teatro Lambe-Lambe: Sua história e poesia do pequeno. Dissertação (Mestrado) - Curso de Curso Teorias e Práticas do Teatro Contemporâneo, Université Charles de Gaulle, Lille, 2017.

SOUSA, Valdinei Bezerra de. Oficina de gravura em alto relevo, com materiais manufaturados artesanalmente – Uma abordagem sobre a Xilogravura. 2013. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Artes Plásticas) - Instituto de Artes, Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

VIOLA, Daniele Rocha. Quando as flores caem: O teatro lambe-lambe e a iluminação cênica como modelos de criação desierárquica. Urdimento, Florianópolis, v.1, n.37, p. 312-326, mar/abr 2020.

Publicado

2021-07-30 — Actualizado el 2022-04-23

Versiones

Cómo citar

ARAÚJO, Shirley Ane Marques; PAIVA, Sonia Maria Caldeiras. Luz e Cordel: Cuenta de un proceso colarativo y transdisciplinario. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 1–19, 2022. DOI: 10.5965/27644669010120210701. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/19801. Acesso em: 25 nov. 2024.