¿Qué es la LUZ QUE NOS TOCA? Iluminación escénica y piel negra

Autores/as

  • Alexandra Gabriela de Melo da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669050920250401

Palabras clave:

teatro negro, colectivo NEGA, iluminación escénica, piel negra

Resumen

Este artículo es el resultado de un Proyecto Final de Curso (PFC) y busca presentar y reflexionar sobre mis primeras prácticas como técnico de iluminación escénica, centrándome en cuerpos negros. Este estudio se basa en las estructuras visuales actuales y su influencia en la construcción de narrativas y estereotipos que favorecen o desfavorecen a ciertos cuerpos al ser reproducidos en imágenes. Construyendo formas de representación que influyen directamente en la creación de iluminación escénica en espectáculos, performances y otras manifestaciones artísticas sobre el cuerpo negro. El principal campo de investigación es el Colectivo NEGA (Negras Experimentações Grupo de Artes). Este estudio busca contribuir a una conversación entre los campos del Teatro, la Iluminación y los Estudios Poscoloniales.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alexandra Gabriela de Melo da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em Licenciatura em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Mestra no programa de pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina. Desenvolve desde a graduação a pesquisa sobre iluminação cênica e peles negras.

Citas

BACO EXU DO BLUES. Bluesman (Filme Oficial), Youtube, s/d. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-xFz8zZo-Dw. Acesso em: 04/01/2022.

BOMFIM, Felipe Corrêa. Derivações do olhar: visualidades, cinematografia e as relações étnicoraciais. Campinas, SP: Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, 2021 (Tese de Doutorado).

CAMARGO, Roberto Gil. A escrita e a não escrita da luz. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, volume 1, número 31, p. 216-224, 2018. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/14145731013120182 16. Acesso em: 24/10/2021.

CATHERINE HILL. Como descobrir o subtom da pele e como ele influencia na

sua maquiagem? (endereço eletrônico). Disponível em: https://blogcatharinehill.com.br/catharine-hill/descobrir-o-subtom-da-sua-pele-maqui

agem/. Acesso em: 07 de janeiro de 2022.

COLETIVO NEGA. Coletivo Nega (endereço eletrônico), s/d. Disponível em: http://coletivonega.com.br/. Acesso em: 03/02/2022.

CUNHA, Leandro. Estudo para fotografias de pessoas com pele preta. Medium,

Disponível em: Estudo para fotografias de pessoas com pele preta | by Leandro Cunha | Medium. Acesso em: 10/11//2021.

HOOKS, bell. Olhares negros: raça e representação. bell hooks: tradução de Stephanie Borges. São Paulo: Elefante, 2019.

MOVIMENTO RGBBLACK@. RGBlack@: retratando a grandeza da beleza negra (endereço eletrônico). Disponível em: http://rgblack.org/rgblack/. Acesso em: 03/02/2021. Movimento RGBlack@ pretende fomentar debate sobre o viés racial presente na indústria do audiovisual. Mundo Negro (endereço eletrônico), publicado em 22/10/2021. Disponível em:https://mundonegro.inf.br/movimento-rgblack-pretende-fomentar-debate-sobre-o-vies-racial-presente-na-industria-do-audiovisual/. Acesso em: 03/01/2022.

LUZ LABORATÓRIO. Laboratório Universitário de Tecnologia Cênica do Departamento de Artes Cênicas da UDESC, s/d. Disponível em: https://www.udesc.br/ceart/luz. Acesso em: 03/02/2022.

ROTH, Lorna. Questão de pele. Zoom Revista de Fotografia, publicado em 23/06/2016. Disponível em: https://revistazum.com.br/revista-zum-10/questao-de-pele/. Acesso em: 03/02/2022.

PAES, Thuanny. Teatro é coisa de preto e preta sim! O surgimento do Teatro Negro do Coletivo NEGA em Florianópolis. Florianópolis: Curso de Licenciatura em Teatro do Centro de Artes da UDESC, 2017. (Trabalho de Conclusão do Curso).

ROSCO. Guia Supergel: Cores que emocionam. Disponível em: http://roscobrasil.com.br/supergel. Acesso em 18 de dezembro de 2021.

SILVA, Alexandra Gabriela de Melo da. Qual é a luz que nos toca?: a iluminação cênica e a pele negra. 2022. 58 f. Monografia (Graduação em Teatro) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2022.

SIMÕES, Cibele Forjaz. À luz da linguagem da luz. A iluminação cênica: de instrumento da visibilidade à "scriptura do visível”. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo, 2013 (Tese de Doutorado). Disponível em: TESE DE DOUTORADO REVISÃO (usp.br). Acesso em: 03/02/2022.

ZÂMBIA, Nando. Eu estou pontuando o que quero que seja pontuado. Revista Labcenas, vol. 1, no. 1, s/p. 2021 Disponível em: https://revistalabcenas.bogum.com.br/2021/04/06/a1e1nandozambia/.

Publicado

2025-06-30

Cómo citar

SILVA, Alexandra Gabriela de Melo da. ¿Qué es la LUZ QUE NOS TOCA? Iluminación escénica y piel negra. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 5, n. 09, p. 1–14, 2025. DOI: 10.5965/27644669050920250401. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/27090. Acesso em: 4 sep. 2025.