Light and shadow in Senhora dos Afogados, in the light of Rembrandt Van Rijn

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669010120210102

Keywords:

light, shadow, Senhora dos Afogados, Máskara, Rembrandt

Abstract

The article discusses the work developed by the Máskara Group – Transdisciplinary Research Center in Theatre, Dance and Performance – in the training of artists in the scene who are seriously seeking to understand the depth of theatrical practice as an experiment and research. In this sense, I present my experience in the group as an artist, illuminator and researcher. Therefore, I demonstrate the creative process of light in the play Senhora dos Afogados (1947) by the Brazilian playwright Nelson Rodrigues (1912-1980), staged by Dr. Robson Corrêa de Camargo in 2012 in the city of Goiânia, Goiás. The problematization of this research was structured in the pictorial study of the Dutch plastic artist Rembrandt Van Rijn (1606-1669) in his works on light and shadow. Therefore, the creative process of light by Senhora dos Afogados, supported by the perspective of light and shadow in Rembrandt's work, points to the relevance of theoretical and practical research for the production of the Grupo Máskara scene.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Allan Lourenço da Silva, Universidade Federal de Goias (UFG)

Ator, Iluminador e Diretor Teatral. Mestre em Performances Culturais com o tema: "Cascando Beckett entre a Luz e a Sombra: um diálogo com Rembrandt Van Rijn (1606-1669) e Edward Gordon Craig (1872-1966)", sob a orientação do Dr. Robson Corrêa de Camargo. Licenciado em Artes Cênicas no ano de 2013/14 pela Universidade Federal de Goiás, onde desenvolveu pesquisa sobre o tema "A luz e sombra em Senhora dos Afogados à luz de Rembrandt". Desenvolve pesquisas de iluminação junto ao grupo de Pesquisa Interdisciplinar e Transdisciplinar Máskara da cidade de Goiânia/Goiás. Desde 2014 trabalha no ITEGO em Artes Basileu França como Docente de Iluminação para os Cursos Superior de Tecnologia em Produção Cênica e Técnico em Teatro. Realiza atividades profissionais como ator e iluminador a mais de 10 anos na cena Goiânia e Nacional. Presta serviços de iluminação para a WD iluminação Teatral e para os Teatros SESI/GO, Teatro Goiânia, Teatro Basileu França entre outros. Produz trabalhos de Criação, execução e operação luz para companhias teatrais de Goiânia tais como AM produções artísticas, Luis Pinheiro Produções, Grupo Guará, Grupo Arte e Fatos e entre outros. Participou de montagens nacionais e internacionais de dança e teatro como o musical "De Pernas Pro Ar" da atriz e produtora Cláudia Raia e também do Balé Nacional de Moscou dentre outros. Fez curso de cenário e iluminação (2013) como J. C. Serroni na mostra Aldeia do Diabo Velho pelo SESC/GO. No ano de 2014 organizou o "1º Seminário de Iluminação Basileu França: a luz na cena goiana". Atualmente, é doutorando em Performances Culturais, cuja a pesquisa se estabelece na produção da IMAGEM ARQUETÍPICA em Richard Wagner (1813-1883), sob também orientação do Dr. Robson Corrêa de Camargo e co-orientação da Drª. Nádia Maria Weber Santos. É, também, membro fundador do grupo de pesquisa cênico Humanum Coletivo de Teatro da cidade de Goiânia/Goiás.

References

ALPERS, Svetlana. O projeto de Rembrandt: O ateliê e o mercado. – São Paulo: Cia. das Letras, 2010.

ARNHEIM, Rudolf, 1904-1997. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. Tradução de Ivonne Terezinha de Faria. – São Paulo: Cengage Learning, 2013.

CAMARGO, Roberto Gill. Função estética da luz. 2° ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.

JANSON, H. W. História geral da arte. {Adaptação e preparação do texto para edição Brasileira Mauricio Balthazar Leal.} – 2 ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2001.

MEDEIROS, Elen. Da construção de uma tragédia de Nelson Rodrigues: Senhora dos Afogados. Revista Sínteses, Unicamp – SP, v. 14, 2009. In: https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/sinteses/article/view/1228/912.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. Tradução para língua portuguesa sob a direção de J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. 3° ed. – São Paulo: Perspectiva, 2011.

PEREZ, Valmir. Luz e Arte - 1° ed. – São Paulo: De maio Comunicação e Editora, 2012.

SÁNCHEZ, Laura García. Coleção gênios da arte. [Tradução: Mathias de Abreu Lima Filho] – Barueri, SP: Girassol; Madri: Susaeta Ediciones, 2007.

Published

2021-07-30 — Updated on 2022-04-23

Versions

How to Cite

SILVA, Allan Lourenço da. Light and shadow in Senhora dos Afogados, in the light of Rembrandt Van Rijn. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 1–19, 2022. DOI: 10.5965/27644669010120210102. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/19972. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê temático: A luz e as relações cenográficas