Um plano de ensino contracolonial para o Teatro de Sombras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669040820240203

Palavras-chave:

contracolonial, ocidente, sombras, tradição, transmissão

Resumo

O presente relato foi produzido com o intuito de partilhar reflexões sobre a proposta docente para a disciplina de Teatro de Sombras, oferecida em dois semestres do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina, nos anos de 2023 e 2024. Especificamente, o relato refere-se às práticas de pesquisa para a produção coletiva de conhecimento, realizadas por meio de seminários temáticos focados nas formas tradicionais de teatro de sombras. Além disso, abordamos o conceito de teatro de sombras contemporâneo e uma observação panorâmica do teatro de sombras no Brasil. Ao responder aos objetivos específicos da disciplina, busca-se ampliar o repertório dos estudantes para uma perspectiva contracolonial, que contemple formas outras de ser e estar no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliana Pérez Recio, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC /El Arca

Professora no Departamento de Artes Cênicas do CEART - UDESC, fez doutorado em Teatro pelo Programa de Pós-graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina.  Com Bacharelado em Teatro pelo Instituto Superior de Arte (Cuba, 2000) e Licenciatura em Teatro pelo Instituto Ítalo Brasileiro (São Paulo, 2022): é diretora teatral e atriz bonequeira. Integrou o elenco do Teatro Nacional de Guiñol durante nove anos; assim como diversos coletivos do cinema, rádio e televisão em Cuba.  Fundou e dirigiu El Arca Teatro Museo de Títeres em Havana, (2009 – 2022). 

Referências

BARBOSA, Ana M. Teoria e prática da educação artística. 1ª edição. São Paulo: Editora Cultrix, 1975.

BISPO, Antônio. COLONIZAÇÃO, QUILOMBOS: modos e significados. Brasília: INC, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. In: FREIRE, Paulo (Org.). Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 21. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014b. p. 21-272.

LAZZARI. Fabiana. O Teatro de Sombras no Brasil, sua história e perspectivas contemporâneas. Revista Aspas, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 79–100, 2022. Disponível em: 10.11606/issn.2238-3999.v12i2p79-100. Acesso em: 19 set. 2024.

LAZZARI. Fabiana. Reflexões sobre o Ator-sombrista: de um Teatro de Sombras Tradicional para um Teatro de Sombras Contemporâneo. In: Anais da II Jornada Latino Americana de Estudos Teatrais 2009. Florianópolis: d'OColetivo CIGA-NOS, 2009. Disponível em: http://formasanimadas.wordpress.com/2010/08/0/reflexoes-sobre-o-ator-sombrista-de-um-teatro-de-sombras-tradicional-para-um-teatro-de-sombras-contemporaneo/ Acesso: 19/09/24

MIGNOLO, Walter. La opción de-colonial: desprendimiento y apertura. Un manifiesto y un caso. In: Tabula Rasa, n. 8, pp. 243-281. Bogotá: Universidad Colegio Mayor de Cundinamarca, 2008b. Disponível em: https://doi.org/10.25058/20112742.331 Consultado en: 02 mai. 2022.

MONTECCHI, Fabrizio. Além da Tela: reflexões em forma de notas para um teatro de sombras contemporâneo. Revista Móin-Móin nº 4. Jaraguá do Sul: SCAR/UDESC, 2007

MONTECCHI, Fabrizio. Más allá de la pantalla, hacia una identidad en el teatro de sombras contemporáneo. Buenos Aires: UNSAM, 2016.

TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório. Performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7933896/mod_resource/content/1/TAYLOR%2C%20Diana.%20O%20Arquivo%20e%20o%20Repert%C3%B3rio_recorte.pdf Consultado em: 13 set. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-28

Como Citar

RECIO, Liliana Pérez. Um plano de ensino contracolonial para o Teatro de Sombras. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 4, n. 08, p. 1–20, 2024. DOI: 10.5965/27644669040820240203. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/26309. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático: SOMBRA EM FOCO: Ensino-aprendizagem, poéticas e práticas com sombras e luzes no desenho de cena